Liturgia diária 07 de abril de 2016

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

Para bem nos preparar invoquemos a presença do Espírito Santo: 

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me dócil e acolhedor diante do testemunho de Jesus que nos revela a tua Palavra, empenhando-me a levar cada ser humano a entrar em profunda comunhão contigo.

PRIMEIRA LEITURA: At 5,27-33

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 27eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!”
29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós ma­tastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus. 

SALMO 33

 — Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

— Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.

— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

EVANGELHO: Jo 3,31-36

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.
35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna. A fé se professa com palavras claras e bem definidas e se mostra nas ações. Posso dizer uma coisa e fazer outra. Jesus mesmo contou a história do filho que disse sim e não foi trabalhar e de seu irmão que disse não e foi. Não é incomum que alguém diga, de forma insensata, não tenho fé, não creio em Deus, e mostre o contrário em suas boas ações. É possível crer no Filho de Deus e blasfemar o seu nome, blasfemando com palavras e crendo com ações. O testemunho de Jesus está no que ele faz e quem aceita seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. Creiam ao menos por causa destas obras, diz Jesus. Quem nele crê fará as obras que ele faz, e fará até maiores do que elas. Quem crê, sabe por revelação e, com o que sabe, aproxima-se daquele que não sabe, para que este não desanime. Creio que, apesar das aparências de fracasso, o amor não se perde. O fracasso, porém, pode fazer aquele que não crê perder o entusiasmo e desistir, enquanto o que crê não tem por que desistir. O ateu não precisa crer em Deus. Basta que não crie outros deuses. O ateu, via de regra, rejeita um Deus inaceitável, enquanto o idólatra multiplica os deuses segundo a sua conveniência.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste momento em que nos dispomos a viver a oração com a Palavra de Deus, tracemos o sinal da cruz sobre nós: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Senhor Deus de bondade e Misericórdia, ilumine a nossa mente e o nosso coração com as luzes de teu Espírito Santo, para que compreendamos o que o Senhor quer de nós. Amém.”

Leitura (Verdade)
“Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro” (Jo 3,33). Leia o Evangelho de hoje e identifique qual seu tema central. A fé em Jesus Cristo nos garante a vida eterna, mas é preciso que abracemos a sua cruz e sua missão, que vivamos o seu Evangelho. Jesus Cristo veio ao mundo para dar testemunho de Deus Pai. Vindo de Deus, conhece os seus segredos e garante a felicidade eterna a todo aquele que nele crer, pois tudo que o Pai possui é dele. “O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (Jo 3,35-36).

Meditação (Caminho)
O que o texto lhe diz? A mensagem de Jesus, se estivermos atentos, não passará por nós sem deixar a sua marca. Deixe-se tocar pela Palavra, pois é Deus que, por meio de seu Filho, fala com você.

Oração (Vida)
A oração é um momento de encontro com Deus. Durante a meditação, você acolheu o que o Senhor lhe disse; agora, é sua vez de dizer a Ele tudo o que está em seu coração. Apresente também a Deus outras intenções e realidades que precisam ser transformadas.

Contemplação (Vida e Missão)
A oração com a Palavra nos leva a ter um novo olhar sobre nós mesmos. Neste momento de contemplação, reflita sobre qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra. O que você experimentou?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.