Liturgia diária 26 de janeiro de 2016

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

Para bem nos preparar invoquemos a presença do Espírito Santo: 

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

ORAÇÃO DO DIA

Espírito Santo,  ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus.

PRIMEIRA LEITURA:  2Tm 1,1-8

Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo – 1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 95

          — Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!
— Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó Terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo seus prodígios!

— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

EVANGELHO: Lc 10,1-9

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ ”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Paulo, Tito e Timóteo são três apóstolos, verdadeiros mensageiros de Cristo e de seu evangelho, todos bons companheiros de Paulo em suas missões. Tito estará à frente da Igreja em Creta e Timóteo em Éfeso. No fim dos seus dias, sempre na prisão, Paulo chama Timóteo para Roma. A vida em Éfeso estava difícil para este jovem companheiro de Paulo. Desempenhou missões condizentes com sua juventude, mas era impetuoso e desanimava. Tito era mais diplomático. Ambos, com Paulo, formaram um trio missionário digno de ser imitado por nós hoje. O texto missionário de Lucas, também ele companheiro de Paulo, diz que Jesus enviava discípulos a sua frente, dois a dois, num modelo de uma Igreja missionária sem amarras. A carta a Tito e a Primeira a Timóteo mostram uma Igreja já menos espontânea e mais organizada, o que se entende pelo passar do tempo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

No Evangelho de hoje Jesus envia os discípulos em missão. A missão é um serviço em favor do Reino de Deus e é um convite a todo aquele que deseja viver o seguimento de Jesus.

1. Leitura (Verdade)
O que o texto diz? Leio o texto com um olhar atento ao envio dos missionários. Coloco-me entre os missionários e observo todas as orientações que foram dirigidas a eles. Quem são os enviados? Quem os envia? Para onde os envia? O que é recomendado para levar em missão? Qual mensagem deve ser anunciada pelos missionários? Como deve ser o comportamento durante a missão?

2. Meditação (Caminho)
Medito sobre a palavra que mais tocou em meu coração. O que o texto diz para mim hoje? O que quer dizer a expressão “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”? Quais as realidades e lugares que hoje necessitam de missionários que anunciem Jesus Cristo? Jesus pede para que os discípulos anunciem primeiramente a paz. Onde deve chegar esta paz tão desejada por Jesus? Transmito a paz onde estou? Os discípulos são enviados de dois em dois para lugares onde Jesus devia ir. Jesus nos quer onde ele sente a necessidade de estar. Os discípulos são mensageiros da paz e devem levar esta mensagem a todos os lugares.

3.Oração (Vida)
Senhor a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Envia bons operários para tua messe.
Estou aqui, envia-me.
Quero ser instrumento de paz para as pessoas. Amém!

4.Contemplação (Vida e Missão):
O que este texto me leva a viver? Para qual missão Jesus me envia?

Bênção
– Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.