Liturgia Diária

Atitude de Herodes – Lc 9,7-9

Então Herodes disse: Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? E procurava ver Jesus
Liturgia diária, Atitude de Herodes - Lc 9,7-9
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2017 Ano A Atitude de Herodes – Lc 9,7-9

25ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

28 de setembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, diversamente dos inimigos de Jesus, quero conhecer a identidade e a missão de teu Filho, pois é por ele que me guiarei para ser fiel a ti.

PRIMEIRA LEITURA:  Ag 1,1-8

Leitura do – Naqueles dias, 1No segundo ano do reinado de Dario, no primeiro dia do sexto mês, a palavra do Senhor foi dirigida pelo profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Josedec, nestes termos: 2Eis o que diz o Senhor dos exércitos: este povo diz: não é ainda chegado o momento de reconstruir a casa do Senhor. 3E a palavra do Senhor foi transmitida pelo profeta Ageu: 4É então o momento de habitardes em casas confortáveis, estando esta casa em ruínas? Eis o que declara o Senhor dos exércitos: 5considerai o que fazeis! 6Semeais muito e recolheis pouco; comeis e não vos saciais; bebeis e não chegais a apagar a vossa sede; vestis, mas não vos aqueceis; e o operário guarda o seu salário em saco roto! 7Assim fala o Senhor dos exércitos: refleti no que fazeis! 8Subi a montanha, trazei madeira e reconstruí a minha casa; ela me será agradável e nela serei glorificado, – oráculo do Senhor.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 149

          — O Senhor ama seu povo de verdade.
— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos; com louvores do Senhor em sua boca; eis a glória para todos os seus santos.

EVANGELHO:  Lc 9,7-9

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que Jesus fazia e ficou perplexo. Uns diziam: É João que ressurgiu dos mortos; outros: É Elias que apareceu; 8e ainda outros: É um dos antigos profetas que ressuscitou. 9Mas Herodes dizia: Eu degolei João. Quem é, pois, este, de quem ouço tais coisas? E procurava ocasião de vê-lo.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Lucas não relata o martírio de São João Batista. Refere-se a ele quando faz Herodes dizer: “Eu o mandei decapitar”. Em relação a João, Herodes confessa a sua culpa. Em relação a Jesus, ele quer vê-lo. Por que quer vê-lo? Porque está confuso e perplexo. Vai encontrá-lo mais tarde, depois do início do interrogatório de Pilatos. Lucas escreve que Herodes ficou muito contente quando viu Jesus: “havia muito tempo que queria vê-lo, pelo que ouvia dizer dele; e esperava ver algum milagre feito por ele”. Mas não viu. Jesus permaneceu em silêncio diante de Herodes, que o tratou com desprezo. “Quem será este homem?” De fato, Herodes não queria ver Jesus. Não estava interessado na pessoa do Mestre e na Boa-Notícia que trazia. Procurava um espetáculo. Queria ver milagres. Para Herodes, Jesus era o protagonista de um show. Parece que religião-show não é coisa nova. É legítimo procurar milagres, sobretudo depois de termos feito tudo o que estava ao nosso alcance. É legítimo procurar show, mas no lugar apropriado, e se for circo, com o palhaço certo. Nossos encontros com Jesus devem ser por causa dele e de seu Evangelho. Encontros alegres, agradáveis, distendidos, encontros fraternos em torno da Mesa e aos pés da Cruz. Queremos ver Jesus, ver e ouvir, ouvir e praticar o que ele tem a nos dizer. A pergunta “Quem será este homem” é respondida no silêncio do nosso coração.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?” Leia o texto com calma, quantas vezes julgar necessário, e destaque as palavras que mais lhe chamaram atenção. De quais acontecimentos Herodes teria ouvido falar? Por que Herodes associa Jesus a João Batista? Qual é a relação entre eles? Quem é João Batista? Qual é o motivo da morte de João Batista? Qual é a mensagem central do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho e faça a sua meditação. Por meio da meditação você identificará o caminho que o Senhor o(a) convida a seguir. Escute o Senhor e permita que a Palavra se misture com a sua vida.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A Palavra de Deus toca no mais profundo do ser, em toda a nossa vida. Tocado(a) pelo Evangelho, faça a sua oração, apresentando ao Senhor o que deseja o seu coração. Reze pelas realidades que o(a) cercam e pelas necessidades da Igreja e do povo de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) leva a experimentar?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

Homilia Dominical