Oração diária A colheita é grande

29ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

18 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.

PRIMEIRA LEITURA:  2Tm 4,10-17b

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo – Caríssimo, 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17bMas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 144

          — Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

EVANGELHO:  Lc 10,1-9

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

São Lucas era originário de Antioquia da Síria onde exercia a medicina. Foi companheiro de São Paulo em muitas de suas viagens e na prisão em Roma. Escreveu o terceiro evangelho e os Atos dos Apóstolos a partir de um original elaborado por um judeu-cristão. Lucas é representado pelo boi por iniciar o seu evangelho com Zacarias, sacerdote do Templo onde os bois eram sacrificados. Enquanto Marcos percebeu o mal que o carreirismo faz à vocação do discípulo, Lucas se preocupa com a influência negativa do dinheiro e dos bens deste mundo. Ganância e apego ao dinheiro desviam o discípulo do caminho do Mestre. Redator do evangelho da infância, Lucas deve ter colhido muitas das suas informações em colóquio com a Mãe de Jesus, de quem, dizem, fez um belo retrato. Retratou em ícone a Mãe de Deus. Há no mundo muito ícones de Maria atribuídos a Lucas, inclusive a Achiropita.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje a festa é de São Lucas, o evangelista que fala sobre a infância de Jesus Cristo. Lucas também era médico, por isso, hoje se comemora o dia do médico. Peçamos a São Lucas que interceda para que possamos viver cada dia mais o Evangelho de Jesus Cristo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho e, em seguida, repita as palavras que mais se destacam no texto. Identifique os personagens e suas ações e observe o lugar onde estão. No texto, Jesus diz alguma coisa? Qual é a sua mensagem?

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? O que você escutou de Jesus? Por meio da Palavra, Deus procura tocar você. O que mais o(a) tocou no Evangelho? Foi algum dos personagens? Foi o que Jesus disse para os discípulos? Que caminho você se sente impulsionado(a) a percorrer?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Identificada a mensagem de Deus para você, este é o seu momento de falar com Ele. Aproxime-se do Senhor e perceba a sua presença de Pai amoroso e misericordioso, que está de braços abertos para acolher seu(sua) filho(a) e escutar o que ele(a) tem a dizer. Faça a sua oração, é você quem tem a palavra neste momento.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso Deus o(a) convida a viver neste dia? Essa Palavra fará com que seu dia seja pautado pela presença de Deus, que o(a) acompanha na vivência de seu propósito. Você não caminha sozinho(a).

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.