Liturgia diária , Ai de vós, guias cegos! - Mt 23,13-22

21ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

28 de agosto de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me a graça de ser um evangelizador sincero. E livra-me da hipocrisia de exigir dos outros o que eu mesmo não faço.

PRIMEIRA LEITURA: 1Ts 1,1-5.8b-10

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. 1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses reunida em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso com toda a abundância. Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 8bA vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 149

          — O Senhor ama o seu povo de verdade!
— O Senhor ama o seu povo de verdade!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

EVANGELHO:  Mt 23,13-22

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’ 19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

A crítica aos chefes religiosos é feita ao estilo profético com uma série de sete “ais”. Hoje lemos os três primeiros “ais”. Os dois seguintes não serão lidos por causa da festa do martírio de São João Batista. São eles: Ai de vocês que bloqueiam a porta do Reino. Não entram e não deixam entrar. Ai de vocês que tornam impossível a vida dos convertidos. Ai de vocês que desvirtuam a Lei de Deus por interesses financeiros. E os dois outros: Ai de vocês que se importam com minúcias e deixam as coisas importantes. Ai de vocês que fazem ritos de purificação, mas estão sujos por dentro. As críticas foram válidas no tempo de Jesus, foram válidas na primeira comunidade cristã e são válidas ainda hoje em todas as religiões. A hipocrisia aparece em todos os “ais”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos o dia de Santo Agostinho. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho atentamente, para compreender sua mensagem. Durante a leitura, destaque as palavras que mais chamaram sua atenção. O Evangelho de hoje traz o duro discurso de Jesus aos escribas e fariseus. Qual é o tema central do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, mantenha em sua mente e em seu coração a palavra que mais o(a) tocou. Leia novamente o Evangelho e escute o que o Senhor Jesus Cristo quer lhe dizer por meio dele. Leia-o com bastante calma e procure identificar o caminho que Jesus lhe indica.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Evangelho nos convida a olhar para nós mesmos e para a nossa conduta. O que você gostaria de dizer a Deus, depois de ouvi-lo por meio de sua Palavra de vida? Aproxime-se do Senhor sem medo e faça a sua oração de agradecimento ou súplica. Reze por aquilo que você deseja neste momento.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) leva a experimentar? Que nova atitude você deseja viver hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.