Liturgia diária Efata ! Os ouvidos do homem se abriram... - Mc 7,31-37

5ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

10 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Divino Espírito Santo, vós que dais vida a todo o universo, conservai em mim a saúde, livrai-me de todas as doenças e de todo mal.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 3,1-8

Leitura do Livro do Gênesis

1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos disse: “Não co¬mereis de nenhuma das árvores do jardim?’” 2E a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim, nós podemos comer. 3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis’”.
4A serpente disse à mulher: “Não, vós não morrereis. 5Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”. 6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu.
7Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira. 8Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde, Adão e sua mulher esconderam-se do Senhor Deus no meio das árvores do jardim.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 31

          Feliz aquele cuja falta é perdoada!
— Feliz aquele cuja falta é perdoada!

— Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!

— Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.

— Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.

— Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.

EVANGELHO:  Mc 7,31-37

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus fez tudo benfeito. Ele fez os surdos ouvirem e os mudos falarem. Tivéssemos aquela fé capaz de remover montanhas, faríamos a mesma coisa. Jesus, porém, não é um milagreiro. Seus milagres têm uma finalidade precisa: eles mostram quem ele é. Mostram a sua misericórdia e ensinam os discípulos a verem as pessoas e suas necessidades. Podemos curar os surdos e os mudos, se tivermos fé. Podemos ajudá-los a aceitar a realidade da vida. Podemos buscar com eles os auxílios da ciência para a solução ou a melhora da situação em que vivem. Se não tivermos bastante fé para operar milagres, mas tivermos recursos materiais, podemos ajudar na compra de aparelhos ou no pagamento de especialistas. Podemos ser a voz dos que não têm voz na defesa de seus direitos, como podemos ajudar a ouvir quem se faz surdo em suas responsabilidades diante das necessidades dos outros. Mantenhamos viva a fé e não impeçamos a Deus de fazer o que ele quiser. O que ele já fez foi dar-nos inteligência e coração. O coração para a bondade, a inteligência para a visão

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje celebramos o dia de Santa Escolástica, irmã de São Bento, uma mulher que doou a vida totalmente para Deus. Peçamos a Santa Escolástica que interceda a Deus por nós, e, seguindo seu exemplo, busquemos também doar a vida a Ele. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Tudo Ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem.” Faça a leitura do Evangelho considerando o sentido de cada frase. Repita as palavras ou frases que mais lhe chamaram atenção. Analise as divisões e as articulações do texto e procure identificar seu tema central.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Leia o Evangelho novamente, com bastante calma e atenção, e deixe-se tocar por ele. Neste momento de meditação, a sua atitude deve ser de escuta. Não perca o Senhor de vista e esteja atento ao que você está lendo e ao que Ele quer lhe dizer.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Agora que você já escutou o que o Senhor tinha a lhe dizer, faça a sua oração, apresentando a Ele tudo o que você é o que tem em seu coração. Na oração, temos a oportunidade de reconhecer nossa pequenez e fragilidade.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Revivendo esta oração com a Palavra de Deus, estabeleça um compromisso para viver neste dia.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.