Liturgia diária, Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho - Mt 1,18-24

3ª Semana do Advento – Ano Litúrgico B

18 de dezembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, ajuda-me a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que eu reconheça nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade.

PRIMEIRA LEITURA: Jr 23,5-8

Leitura do Profeta Jeremias

5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’ 8 — mas sim: ‘Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países’, para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua terra”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 72

          — Nos seus dias a justiça florirá e a paz em abundância para sempre.
— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Bendito seja o seu nome glorioso! Bendito seja eternamente! Amém, amém!

EVANGELHO:  Mt 1,18-24

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá–la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Nesta terceira e última semana do Advento, o Anjo do Senhor aparece a José em sonhos e lhe explica o que está acontecendo. O anjo do Senhor aparece a Zacarias e lhe explica o que vai acontecer. O Anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo. Maria visita Isabel, canta o Magnificat e nasce João Batista. José estava confuso e não sabia bem o que estava acontecendo. Sabia quem era Maria, sabia que ela estava grávida e sabia que não podia pensar mal dela. Ele era justo e quem é justo não pensa mal dos outros. O que fazer? Se denunciasse Maria publicamente, ela e o pai da criança seriam apedrejados. Pensou então em despedi-la em particular, com o testemunho de algumas pessoas. Foi então que o Anjo lhe apareceu e resolveu o enigma. Estava se realizando a profecia de que uma virgem, enquanto virgem, daria à luz um filho, o Emanuel, Deus conosco.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Aproximamo-nos cada dia mais do Natal! Coloquemo-nos diante de Deus para fazer a nossa oração e peçamos a ação do seu Espírito para compreendermos a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? O anjo do Senhor apareceu em sonho e disse a José: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo”. Essa foi a resposta que Deus deu a José diante de sua dúvida a respeito da gravidez de Maria. Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário e destaque outros elementos do Evangelho que chamam a sua atenção. Qual é seu tema central? Quais ensinamentos o texto nos transmite?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Qual versículo mais chamou sua atenção? Qual caminho a Palavra lhe indica neste momento? Leia novamente o Evangelho e faça a sua meditação, deixando que cada palavra misture-se com a sua vida.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, apresente ao Senhor sua vida, aquilo que, neste momento, você mais precisa que Ele transforme. Reze pelas realidades do mundo, pela paz de que as pessoas tanto precisam para celebrar verdadeiramente o Natal, a vinda do Filho de Deus ao mundo.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Com qual palavra do Senhor você deseja viver este dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.