Liturgia diária, Ele vai se chamar João! - Lc 1,57-66

3ª Semana do Advento – Ano Litúrgico B

23 de dezembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, conta comigo para realizar o teu projeto, como contaste com João cujo nascimento foi revestido de gestos amorosos de tua providência.

PRIMEIRA LEITURA: Ml 3,1-4.23-24

Leitura da Profecia de Malaquias – Assim fala o Senhor Deus: 1“Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais.
Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer ofe­ren­das justas ao Senhor.
4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; 24o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 24

— Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!
— Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!

— O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

— Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança.

EVANGELHO: Lc 1,57-66

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Que vai ser este menino? Será o que Deus quiser, porque a mão do Senhor está sobre ele. Nenhum mal lhe acontecerá, entendendo por mal o que pudesse impedir a realização da vontade de Deus na vida de João Batista. Não será um mal a vida austera no deserto, nem os gafanhotos, nem o mel silvestre, nem a veste de pelos de camelo ou o cinto de couro. Nem será considerado um mal em sua vida terrena a espada que lhe pôs fim. Para este menino o importante será diminuir para que ele, o que há de vir, possa crescer. Que vai ser este menino? Ele não será a luz, mas dará testemunho da luz verdadeira que vem iluminar este mundo. João é o que batiza e prepara o caminho do Senhor. É o maior entre os nascidos de mulher e por meio dele os que crerem acreditarão. João é um homem feliz que cumpre com entusiasmo e dedicação a missão que Deus lhe confiou. Ele sabe para que veio.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Como filhos e filhas do Deus de amor, aproximemo-nos dele sem medo e façamos nossa oração inicial. “Ó Senhor, nosso Deus, te pedimos que a graça e a luz do teu Espírito nos ajudem na compreensão da tua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e sublinhe os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Repita os versículos que mais lhe chamaram sua atenção e procure identificar o tema central do texto.
“Zacarias tinha ficado mudo porque duvidara do poder de Deus em fazê-los gerar um filho mesmo na velhice. O Anjo Gabriel o emudeceu. Passou toda a gestação de Isabel em silêncio. Quando ela deu à luz a criança, deram-lhe o nome de João, que significa ‘Deus é cheio de graça’, ‘agraciado por Deus’, ‘a graça e misericórdia de Deus’ ou ‘Deus perdoa’. Os nomes eram escolhidos com muito cuidado e muita responsabilidade. No nome da pessoa estava sua missão designada por Deus. João foi o filho da misericórdia, afinal, seus pais não podiam engravidar. João é o filho do impossível! E o Evangelho conclui: a mão do Senhor estava com ele” (Reflexão de frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra 2017”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
“João é o seu nome!” Disse Zacarias, por sinais, ao ser questionado sobre o nome do filho. Zacarias estava atento ao que o Senhor lhe dizia, e também nós devemos estar. O que o texto diz a você? O que você escutou do Senhor? Qual palavra mais o(a) tocou?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você gostaria de dizer ao Senhor? Este é o momento de fazer sua oração: aproxime-se de Deus e louve-o por sua vida, por sua família, por tudo o que seu coração desejar. Reze sem medo, pois o Senhor o(a) ama e está com você em todos os momentos de sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você assume para viver com o Senhor neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.