Oração diária Em dia de sábado, o que é permitido?

23ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

05 de setembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Com a justiça e a fraternidade, levando a ações práticas de promoção da vida para todos.

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 5,1-8

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 1é voz geral que está acontecendo, entre vós, um caso de imoralidade; e de imoralidade tal que nem entre os pagãos costuma acontecer: um dentre vós está convivendo com a própria madrasta. 2No entanto, estais inchados de orgulho, ao invés de vestirdes luto, a fim de que fosse tirado do meio de vós aquele que assim procede?
3Pois bem, embora ausente de corpo, mas presente em espírito, eu julguei, como se tivesse aí entre vós, esse tal que tem procedido assim: 4Em nome do Senhor Jesus — estando vós e eu espiritualmente reunidos com o poder do Senhor nosso, Jesus —, 5entregamos tal homem a Satanás, para a ruína da carne, a fim de que o espírito seja salvo, no dia do Senhor. 6Vós vos gloriais sem razão! Acaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda?
7Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. 8Assim, celebremos a festa, não com velho fermento, nem com fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 5

   — Na vossa justiça guiai-me, Senhor!
— Na vossa justiça guiai-me, Senhor!

— Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.

— Detestais o que pratica a iniquidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.

— Mas exulte de alegria todo aquele que em vós se refugia; sob a vossa proteção se regozijem, os que amam vosso nome!

EVANGELHO: Lc 6,6-11

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Aconteceu num dia de sábado que 6Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?”
10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Hermenêutica significa interpretação. A interpretação está por toda parte, para o bem e para o mal. Quantas vezes você já foi mal interpretado? E a vontade de Deus? Nossa inclinação natural para o mal nos leva a distorcer até as realidades sagradas. O sagrado acaba por alimentar a mesquinhez humana. O sábado. Vinte e quatro horas santificadas, tempo de agradecimento, tempo de respiro, tempo de sabedoria. Lembra que o povo de Deus foi escravo no Egito e por Deus foi libertado.
É bela a observância sabática transposta para o primeiro dia da semana, o oitavo da criação, pela ressurreição de Jesus. A lembrança da libertação da escravidão no Egito enche o dia de alegria. Seis dias de trabalho árduo pedem o sétimo de graças e repouso. É o dia que faz bem ao ser humano. Não faz mal nem faz o mal. Então, Jesus cura ou não a mão seca de um homem? Cura no dia de sábado ou deixa para outro dia. Podia deixar para outro dia, mas a hermenêutica errada precisa ser corrigida. No dia de Deus se faz o bem à sua criatura. Os intérpretes ficaram com raiva.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Peçamos ao Espírito Santo os seus dons, para melhor compreendermos a sua Palavra.
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Silencie seu coração e coloque-se diante do Senhor para fazer a leitura do Evangelho. Destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção. Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário, pois, quanto mais lê-lo, melhor o compreenderá. No Evangelho de hoje, percebemos que os escribas e os fariseus estão observando Jesus, para apanhá-lo contrariando a lei.

Meditação (Caminho)
Neste momento de meditação, dialogue com o texto, perguntando-se o que ele diz diretamente a você. Que luz a Palavra traz para sua vida? Leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar por ele.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Coloque-se diante de Deus em silêncio, por um instante, e depois faça a sua oração, que pode ser de louvor, súplica ou perdão.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que ela deixou em seu coração, para você viver durante o dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.