Liturgia diária Eu sou o caminho, a verdade e a vida! - Jo 14,6-14

3ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

03 de maio de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu saiba reconhecer-te na pessoa de Jesus, expressão consumada de teu amor misericordioso por todos os que desejam estar perto de ti.

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 15,1-8

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – 1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que rece­bestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão.
3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 18

          — Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

EVANGELHO: Jo 14,6-14

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acre­ditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Filipe e Tiago, o Menor, como os demais apóstolos e todos os discípulos, entraram pelo verdadeiro caminho que leva à vida e viram o Pai. Encontraram Jesus e o seguiram. Viram-no, ouviram-no, com ele conviveram até o dia da gloriosa revelação que o próprio Jesus lhes fez: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’?”. Tiago, chamado de Menor para distingui-lo do outro Tiago, o Maior, filho de Zebedeu e irmão de João, foi o primeiro bispo de Jerusalém. Da família de Jesus, considerado irmão do Senhor, era, de fato, filho de Alfeu e Maria, irmão de São Judas Tadeu e de Simão, o zelota. Escreveu uma carta, que se encontra no Novo Testamento, com linguagem clara e orientações precisas. É nesta carta que se fala da unção sacramental dos enfermos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste dia 3 de maio, celebramos os apóstolos São Filipe e São Tiago. Coloquemo-nos diante de Deus em silêncio e procuremos aproximar dele nossa mente e nosso coração, para rezarmos e meditarmos melhor a sua Palavra e para escutarmos o que Ele tem a nos dizer. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó Divino Espírito Santo, em profunda oração, vos pedimos a vossa ação em nós. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecestes, conhecereis também o Pai.” O que mais o texto nos traz? O que mais lhe chama atenção nesta narrativa de João? Faça a leitura do Evangelho e identifique sua mensagem central.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Releia o Evangelho, meditando as palavras que mais o(a) tocam. Neste passo da leitura orante, você deve identificar o que o Senhor quis lhe dizer por meio da Palavra. Medite esta Palavra de Deus permitindo que ela se misture com a sua vida.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie neste momento a sua mente e acalme o seu coração para melhor fazer a sua oração. Aproxime-se do Senhor com tudo que você tem e lhe ofereça suas preces.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra lhe ensina?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.