Liturgia diária, Bodas de Caná - Nossa Senhora Aparecida - Jo 2,1-11

Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Ano Litúrgico C

12 de outubro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que o testemunho de Maria cale fundo no meu coração, transformando-me em perfeito discípulo de Jesus. E que eu possa conduzir muitas outras pessoas a crerem em teu Filho.

PRIMEIRA LEITURA: Est 5,1b-2, 7,2b-3

Leitura do Livro de Ester

1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.
7,2bEntão, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”.
3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!”

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 44(45)

         — Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ que o Rei se encante com vossa beleza!
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ que o Rei se encante com vossa beleza!

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ “Esquecei vosso povo e a casa paterna!/ Que o Rei se encante com vossa beleza!/ Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!

— O povo de Tiro vos traz seus presentes,/ os grandes do povo vos pedem favores./ Majestosa, a princesa real vem chegando,/ vestida de ricos brocados de ouro.

— Em vestes vistosas ao Rei se dirige,/ e as virgens amigas lhe formam cortejo;/ entre cantos de festa e com grande alegria,/ ingressam, então, no palácio real”.

SEGUNDA LEITURA: Ap 12,1.5.13a.15-16a

Leitura da Apocalipse de são João

1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.
15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16aA terra, porém, veio em socorro da mulher.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

EVANGELHO: Jo 2,1-11

  – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo SãoJjoão.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus nos deu sua Mãe para ser nossa mãe. Para confirmar que é mãe de todos os brasileiros, permitiu que sua imagem fosse encontrada no rio Paraíba. Os brasileiros a chamam de Senhora Aparecida. Não foi uma aparição. Foi um acontecimento do nosso jeito, simples e pobre, numa hora de necessidade, sem maiores pretensões. Foi encontrada “decapitada” como São João Batista, que dizia que ele devia diminuir e Jesus crescer. Ela não veio tirar o lugar de Jesus. Ela veio nos dar Jesus, que está sempre com ela, e nos ensinar a guardar no coração tudo o que diz respeito a seu Filho. Como em Caná, ela socorre quem precisa.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Foi em uma festa de casamento, a pedido de sua Mãe, que Jesus quis realizar seu primeiro sinal: a transformação da água em vinho. Esse belíssimo relato de João traz em cena Maria, o poder da Mãe junto ao Filho. Peçamos a ela, Mãe de Jesus e nossa Mãe, que interceda por nós:
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro fosse por vós desamparado. Animado(a) eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem, entre todas singular, como a uma mãe recorro; de vós me valho; e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prosto aos vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-vos ouvir-me, propícia, e alcançar-me o que vos rogo. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que este texto nos revela? Para quem Maria teve um olhar de compaixão? O que Maria pede aos servos que façam? Como Jesus responde à solicitação de sua Mãe?

Meditação (Caminho)
Maria entra no Plano da Salvação indicando o verdadeiro Caminho: Jesus. Ela gera o Filho de Deus, o apresenta à humanidade e ensina-nos como nos dirigir a Ele em nossas necessidades.
“O evangelista João evita a palavra milagre. Poderia dar a impressão de poder. Prefere o termo sinal. São sete. Eles dão a medida do poder de Jesus. Caná representa o casamento de Deus com seu povo. Jesus é o noivo que dá sentido à festa. As coisas antigas – vasos da purificação – são superadas pelas coisas novas do Reino. O bom vinho da alegria deve estar sempre presente com seu povo. Maria representa a comunidade cristã disposta a fazer tudo o que o Filho disser. Os convidados são o Povo de Deus. A devoção mariana faz parte da identidade católica. Solidária com seu povo, com seus sofrimentos, ela anuncia a libertação. A mãe Aparecida assume a cor negra de grande parte da nossa sofrida população” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
“Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades. Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado. Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte. Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho, meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Como devoto(a) de Maria, qual deve ser o seu comportamento para com seus irmãos? Em que medida e com quais práticas concretas seu comportamento para com os irmãos será como o de Maria e Jesus?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas