Oração diária Guardai-vos de todo tipo de ganância

29ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

17 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, preserva-me do apego exagerado às riquezas, as quais me tornam insensível às necessidades do meu próximo. Que eu descubra na partilha um caminho de salvação.

PRIMEIRA LEITURA: Ef 2,1-10

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 1vós estáveis mortos por causa de vossas faltas e pecados, 2nos quais vivíeis outrora, quando seguíeis o deus deste mundo, o príncipe que reina entre o céu e a terra, o espírito que age agora entre os rebeldes.
3Nós éramos deste número, todos nós. Outrora nos abandonávamos às paixões da carne; satisfazíamos os seus desejos, seguíamos os seus caprichos e éramos por natureza como os demais, filhos da ira.
4Mas Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, 5quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos! 6Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo.
7Assim, pela bondade, que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza da sua graça. 8Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus! 9Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. 10Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 99

          — O Senhor mesmo nos fez, e somos seus.
— O Senhor mesmo nos fez, e somos seus.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor, dai-lhe graças, seu nome bendizei!

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

EVANGELHO: Lc 12,13-21

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.
14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Brigas por causa de herança complicam a vida. O egoísmo supera os laços de sangue, a ganância estrangula a generosidade. Jesus não veio para arbitrar tais casos embora recorram a ele, mas adverte com sabedoria: Guardem-se de todo tipo de ganância, a vida não consiste na abundância de bens. Tornem-se ricos para Deus. O rico morre e o que tem fica para alguém. Isto não é um problema. Será esta talvez a sua vontade, e enquanto viveu por aqui desfrutou da sua riqueza. Depois de morto não precisará dela. Ninguém deixará de querer acumular porque vai morrer. O problema está no verme que rói por dentro, multiplicando as preocupações. Quem tem muito, tem também muita preocupação e não é o espaço magnífico de uma bela mansão que lhe dá paz interior. O cidadão Kane, homem rico, termina a vida solitário, com uma palavra misteriosa nos lábios, “Rosebud”, que não era uma mulher. Era um trenó de infância, brinquedo jogado fora, única lembrança de dias felizes.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra Santo Inácio de Antioquia, chamado Teófaro, que significa “portador de Deus”. Peçamos a sua intercessão para também sermos instrumentos de Deus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Aproxime-se da Palavra de Deus e faça sua leitura com calma, quantas vezes julgar necessário, grifando as palavras que mais se destacam no texto. No Evangelho de hoje, vemos que alguém se aproxima de Jesus e pede-lhe que diga ao seu irmão para repartir a herança com ele. Jesus responde: “Homem, quem me encarregou de ser juiz ou árbitro entre vós?” (Lc 12,14). Qual é o tema central do texto? O que mais Jesus diz, diante da pergunta do homem?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O que mais lhe chamou atenção e tocou-o(a) no Evangelho? Que palavra Jesus lhe dirige? Se você ainda não se sentiu tocado(a), leia novamente o texto com bastante calma, pois a Palavra de Deus se torna nosso caminho quando a acolhemos na mente e no coração.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Coloque-se diante do Senhor e faça neste momento a sua oração. Faça silêncio por um instante, olhe para dentro de si e apresente-se a Ele. Entregue-lhe sua realidade, que foi iluminada pela Palavra de Deus, bem como as necessidades de seus irmãos.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Diante de tudo que você viveu, qual palavra fica em seu coração, para ser colocada em prática durante o dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.