Liturgia diária, Ide, e não leveis nada consigo! - Lc 10,1-12
site-de-catequese

26ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

05 de outubro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.

PRIMEIRA LEITURA:  Ne 8,1-4a.5-6.7b-12

Leitura do livro de Nemias – Naqueles dias, 1Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. 2O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura. 4O escriba Esdras postou-se num estrado de madeira que haviam construído para a ocasião; a seu lado encontravam-se, à direita, Matatias, Semeías, Anias, Urias, Helcias e Maasias; à esquerda, Fadaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mosolão. 5Esdras abriu o livro à vista do povo todo; ele estava, com efeito, elevado acima da multidão. Quando o escriba abriu o livro, todo o povo levantou-se. 6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus; ao que todo o povo respondeu, levantando as mãos: Amém! Amém! Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor com a face por terra. 7E Josué, Bani, Serebias, Jamin, Acub, Seftai, Odias, Maasias, Celita, Azarias, Josabed, Hanã, Falaías e outros levitas explicavam a lei ao povo, e cada um ficou no seu lugar. 8Liam distintamente no livro da lei de Deus, e explicavam o sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. 9Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas. Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei. 10Neemias disse-lhes: Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força. 11Os levitas acalmavam o povo. Calai-vos, diziam eles, este é um dia santo; não vos aflijais. 12E todo o povo se foi para beber e comer, dar porções aos pobres e entregar-se a grandes alegrias. Porque haviam entendido o sentido das palavras que lhes foram explicadas.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 18

          — Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração.
— Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração.

— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

— Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.

EVANGELHO:  Lc 10,1-12

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. 10Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei: 11Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo. 12Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

No caminho para Jerusalém, Jesus exercita os seus missionários. Seleciona setenta e dois e os envia dois a dois à sua frente. Que orientações recebem? Primeiro, que rezem, pedindo a Deus que envie missionários e desperte nos corações a vontade de anunciar o Reino que se aproxima; que vão para o meio de lobos, depressa, sem nada, desejando a paz, hospedando-se numa só casa; que comam o que lhes oferecerem; que curem os doentes; que anunciem que o Reino está próximo, mesmo se não forem bem recebidos; e que se não forem bem recebidos, sacudam o pó dos pés sobre eles.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra o dia de São Benedito, o Negro. Peçamos a São Benedito que interceda por nós, em especial por todos aqueles que sofrem algum tipo de discriminação, para que encontrem a força e a coragem de viver em Deus e se reconheçam como seus filhos e filhas amados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Que este amor se propague por toda a terra.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho atentamente, quantas vezes julgar necessário, observe o contexto em que foi escrito e analise o diálogo dos personagens. Qual é o ponto de partida do ensinamento de Jesus? O que acontece no Evangelho? O que Jesus recomenda? Qual é a mensagem central do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho, com calma, e faça a sua meditação. Durante a leitura, permita que a Palavra toque profundamente sua vida. Qual foi a palavra que mais encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo? Que caminho o Evangelho lhe aponta?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento, você é impelido(a) em direção ao Senhor, convidado(a) a dirigir-se a Ele em sua oração. Apresente ao Deus de amor os seus pedidos e intenções, agradeça-lhe sua vida de filho(a) amado(a) e acolha também o seu amor de Pai.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.