Oração diária, Jesus começa a se manifestar publicamente - Lc 4,14-22a

Tempo do Natal depois da Epifania – Ano Litúrgico C

10 de janeiro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que o programa de ação missionária de Jesus inspire o meu desejo de estar a serviço dos mais pobres, sendo para eles portador de alegria e esperança.

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 4,19–5,4

Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos, 19quanto a nós, amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas entretanto odeia o seu irmão, é um mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 21E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão.
5,1Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém amará também aquele que dele nasceu. 2Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 71

          — As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
— As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres. 

— Há de livrá-los da violência e opressão, pois vale muito o sangue deles a seus olhos! Hão de rezar também por ele sem cessar, bendizê-lo e honrá-lo cada dia.

— Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

EVANGELHO: Lc 4,14-22a 

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
          – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 
22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. 

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus começa a se manifestar publicamente. Na sinagoga de Nazaré, anuncia o seu projeto. Ele veio para trazer uma Boa Notícia aos pobres. A Boa Notícia é o Reino de Deus em ação no nosso mundo hoje. Hoje se cumprem as Escrituras, hoje tem início para sempre o grande ano santo da libertação de todos os males. Da boca de Jesus saíam palavras cheias de graça. Nelas estão as respostas a todas as nossas interrogações. Resta-nos acompanhar Jesus e realizar com ele o seu projeto. São Lucas diz que Jesus voltou para a Galileia com a força do Espírito e que na sinagoga leu a passagem de Isaías que dizia “O Espírito do Senhor está sobre mim”. É o mesmo Espírito que recebemos no batismo para a realização do projeto de Jesus, que dá aos pobres uma Boa Notícia. A Boa Notícia traz alegria ao coração.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
O Evangelho de hoje é um convite a manter os olhos fixos em Jesus para acolher o projeto de vida que Ele propõe.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ajuda-me a acolher o mesmo projeto de vida que Jesus assumiu em favor dos mais necessitados. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Leia atentamente o Evangelho, com os “olhos fixos em Jesus”. O que Ele ensina? Qual leitura das Sagradas Escrituras Ele proclama? Qual sua mensagem? Qual o seu projeto de vida? Como as pessoas agem diante da pregação de Jesus?
“O episódio de hoje se situa na primeira parte do evangelho de Lucas, chamada ministério de Jesus na Galileia. A leitura na sinagoga de Nazaré de trechos do livro do profeta Isaías serve como critério para responder, ao longo de toda a seção, à pergunta: ‘Quem é Jesus?’. Diante de tantos detalhes apresentados pelo narrador, a omissão de que Jesus fez a leitura chama atenção. Parece que Marcos queria fazer o ouvinte ou o leitor do evangelho compreender que, mais do que a leitura, o importante é a interpretação de Jesus: ‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir’ (v. 21). Nele, Deus cumpriu sua promessa” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Você mantém seu olhar fixo em Jesus e deixa-se conduzir por suas palavras? Qual é o seu projeto de vida? Você é fiel à escuta, meditação, contemplação e vivência da Palavra de Deus? Qual sua preocupação com os presos, oprimidos e necessitados da sociedade?

Oração (Vida)
“Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tua Palavra é sustento para minha vida e luz para meu caminho. Ajuda-me a concretizar o meu projeto de vida para que eu corresponda ao teu amor. Amém!”

Contemplação (Vida e Missão)
Contemple Jesus com um olhar fixo. O que você viverá hoje, por meio de atitudes concretas, depois de ler e meditar o Evangelho?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas