Liturgia diária Jesus expulsa um espírito mudo e surdo - Mc 9,14-29

7ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

20 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, reforça minha fé, de modo a me predispor a ser beneficiado por teu filho Jesus, por meio do qual tua misericórdia chega até a mim.

PRIMEIRA LEITURA: Eclo 1,1-10

Leitura do Livro do Eclesiástico – 1Toda a sabedoria vem do Senhor Deus. Ela esteve e está sempre com Ele. 2Quem pode contar a areia do mar, as gotas de chuva, os dias do tempo? 3Quem poderá medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundeza do abismo? 4Antes de todas as coisas foi criada a sabedoria, a inteligência prudente vem da eternidade. 5Fonte da sabedoria é a palavra de Deus no mais alto dos céus e seus caminhos são os mandamentos eternos.
6A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem conheceu as capacidades do seu engenho? 7A ciência da sabedoria, a quem foi revelada? E quem compreendeu sua grande experiência? 8Só um é o altíssimo, criador onipotente, rei poderoso e a quem muito se deve temer, assentado em seu trono e dominando tudo, Deus. 9Ele é quem a criou no espírito santo: Ele a viu, a enumerou e mediu; 10ele a derramou sobre todas as suas obras e em cada ser humano, segundo a sua bondade. Ele a concede àqueles que o temem.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 92

          — Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor!
— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor!

— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor! Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!

EVANGELHO: Mc 9,14-29

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.
15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” 17Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.
19Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-no o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.
21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.
23Jesus disse: “Se podes!… Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.
26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.
28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus chamou discípulos para com ele enfrentarem o demônio. A opção deve ser clara. Não se pode expulsar o demônio estando do lado dele. A opção é por Cristo, em união com ele na oração. Naquele momento, ainda no início de sua vocação, a imagem que os discípulos tinham de Cristo não era real. Seu pensamento não era de Deus. Era dos homens. Ao chamar Pedro de Satanás, Jesus indicava que ele estava bandeando para o lado do demônio. Todos eles foram chamados para combater o poder do demônio e não para somar com ele. Jesus veio para desfazer a trilogia demônio, pecado e morte.

Côn. Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
O tema do Evangelho de hoje é a fé. Iniciemos a nossa oração e peçamos ao Senhor que as luzes de seu Espírito venham ao nosso encontro e aumentem a nossa fé. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Nesta primeira parte da leitura orante, você é convidado(a) a fazer a leitura do Evangelho, dedicando-lhe especial atenção. Destaque os verbos e identifique os personagens e suas ações. Qual é a mensagem central do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia-o novamente e, com calma, medite-o. Detenha-se nos ponto que mais o(a) tocam e escute o que Jesus diz a você. Que palavra você escuta?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, com tudo o que há em seu coração, faça a sua oração e peça as graças que deseja alcançar. Deus está com você e escuta suas preces.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que ação você deseja praticar neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.