Oração diária Jesus expulsou os vendilhões do templo

33ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

18 de novembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Espírito purificador, tira do meu coração toda sorte de maldade e de egoísmo, que o tornam indigno de ser morada de Deus.

PRIMEIRA LEITURA: Ap 10, 8-11

Leitura do Livro do Apocalipse de São João – 8Aquela mesma voz do céu, que eu, João, já tinha ouvido, tornou a falar comigo: “Vai. Pega o livrinho aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e a terra”. 9Eu fui até o anjo e pedi que me entregasse o livrinho. Ele me falou: “Pega e come. Será amargo no estômago, mas na tua boca, será doce como mel”. 10Peguei da mão do anjo o livrinho e comi-o. Na boca era doce como mel, mas quando o engoli, meu estômago tornou-se amargo. 11Então ele me disse: “Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 118

          — Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

— Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.

— Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.

— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

— Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca!

— Vossa palavra é minha herança para sempre, porque é ela que me alegra o coração!

— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

EVANGELHO: Lc 19,45-48

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

O Templo é casa de oração e não antro de ladrões, mas o comércio era intenso. Os vendilhões, antes pobres, melhoraram de vida, embora tivessem que se haver com os sacerdotes e os atravessadores. O que pensaram naquele dia em que Jesus fez uma reviravolta em suas mesas e pôs todo mundo para fora? Os sacerdotes se preocuparam com a sua autoridade. Com que autoridade este homem faz o que faz? Os vendilhões preocuparam-se com o seu ganha-pão. Os mais pobres eram os que vendiam pombas. Parece que Jesus só falou com eles, para que tirassem dali sua mercadoria, sem jogar tudo no chão. Os cambistas tiveram que correr atrás de suas moedas. Deus não precisa de Templos, nós precisamos. Faz bem à nossa sensibilidade ter um espaço de oração, sem interferências estranhas, como o barulho do comércio. Pro-fano é o que está diante do “fanum”, que é o espaço sagrado da divindade pagã. Crucificado ao ar livre com a cruz fixada sobre o globo terrestre, Jesus tornou o mundo um espaço sagrado. O Templo já não se contrapõe ao profano. É uma necessidade da materialidade da nossa natureza. O Templo, Casa de Oração, antro de ladrões, ensinamento, oposições, tramas de morte, o povo encantado! O povo se encanta e se deixa manobrar com facilidade. Os movimentos de massa não podem faltar e não podem existir sem pequenos núcleos críticos que atuam como fermento nessa massa.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Divino Espírito Santo, ilumina-nos para que possamos compreender com profundidade a Palavra de Deus. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Jesus, no Evangelho de hoje, percebe que os religiosos de seu tempo haviam entendido errado os ensinamentos, pois a religião está a serviço da vida, e não da morte. Faça a leitura do texto, buscando identificar seu tema central. Leia-o com bastante atenção e, se possível, retome outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Ao fazer a leitura e identificar seu tema central, o que mais lhe chamou atenção? A reação de Jesus despertou algo em você? O quê? Faça um instante de silêncio e identifique o que a Palavra suscitou em você.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, sem se intimidar. Abra seu coração e expresse a Ele suas intenções, seus medos, seus pedidos.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual sentimento surgiu em seu coração? Como você se sente, depois desta leitura orante? Em silêncio, faça uma síntese do que a Palavra o(a) instiga a viver hoje.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.