Oração diária, Que discutíeis pelo caminho? - Mc 9,30-37

7ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C

26 de fevereiro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, tira do meu coração os ideais mundanos de glória, e coloca-me no verdadeiro caminho para ser glorificado por ti, fazendo-me servidor de todos.

PRIMEIRA LEITURA: Eclo 2,1-13

Leitura do Livro do Eclesiástico – 1Filho, se decidires servir ao Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação. 2Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras de inteligência, e não te assustes no momento da contrariedade. 3Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o deixes, para que sejas sábio em teus caminhos. 4Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; e nas contrariedades de tua pobre condição, sê paciente. 5Pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação, os homens agradáveis a Deus. 
6Crê em Deus, e ele cuidará de ti; endireita os teus caminhos e espera nele. Conserva o seu temor, e nele envelhecerás. 7Vós que temeis o Senhor, contai com a sua misericórdia e não vos desvieis, para não cair. 8Vós, que temeis o Senhor, confiai nele, e a recompensa não vos faltará. 9Vós, que temeis o Senhor, es¬perai coisas boas: alegria duradoura e misericórdia. 10Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações ficarão iluminados. 
11Considerai, filhos, as gerações passadas e vede: Quem confiou no Senhor e ficou desiludido? 12Quem permaneceu nos seus mandamentos e foi abandonado? Quem o invocou e foi por ele desprezado? 13Pois o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados no tempo da tribulação, e protege a todos os que o procuram com sinceridade.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 36

          — Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.
— Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. Não serão envergonhados nos maus dias, mas nos tempos de penúria, saciados.

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.

— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

EVANGELHO: Mc 9,30-37

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
          – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessaram a Galiléia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus faz o segundo anúncio de sua paixão, morte e ressurreição. Entretanto, os discípulos discutem entre si quem deles é o maior. Jesus lhes ensina que o primeiro deve ser o último e o que serve a todos. Os discípulos têm dificuldade de perceber quem é Jesus e o que ele quer. Como o cego de Betsaida, não enxergam bem. Afinal, não é fácil passar da ideia de glória e poder para a atitude de serviço humilde no último lugar. Eles querem o primeiro lugar. Um dia compreenderão que o primeiro lugar é o lugar que eles ocupam por serem eles os primeiros a fazer a vontade do Pai e não a própria. Seguir Jesus é uma tarefa que se exercita cada dia. Cada dia aprendemos um pouco mais como ser verdadeiros discípulos deste Mestre que será crucificado. Olhar para uma criança ajuda a refazer o modelo do discipulado que temos na cabeça. Acolher as crianças e cuidar delas ajuda ainda mais.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciamos um novo dia buscando o Senhor, que em sua Palavra nos alimenta, nutre, fortalece, indica-nos o caminho da vida plena. Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Quais são as palavras que mais se repetem no Evangelho de hoje? Quem são os personagens que aparecem na narrativa? Destaque os ensinamentos de Jesus aos seus discípulos.
“Nosso texto de hoje é o segundo anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Do ponto de vista narrativo, esses relatos têm por função preparar o leitor para entrar no relato da paixão e morte do Senhor, sem serem tomados pela surpresa e sem medo e esmorecimento, mas iluminados e fortalecidos pela ressurreição. O Jesus de Marcos é um Mestre que sempre está ensinando os seus discípulos e a multidão. Aqui, neste trecho, o conteúdo é o mistério pascal do Filho de Deus. Como no primeiro anúncio (Mc 8,31-33), Jesus repreende os discípulos por causa de sua reação. A discussão entre eles de quem era o maior é expressão da incompreensão deles acerca do destino de Jesus e de sua missão e da condição deles como discípulos. No seguimento de Cristo, o maior é o que serve, à imitação de Jesus que se fez servo de toda a humanidade. No seguimento do Senhor, em que o serviço deve caracterizar a missão, a disputa pelo poder e a defesa de privilégios são absolutamente inaceitáveis. O acolhimento de todos, sem acepção de pessoas, e de modo especial os que mais precisam de cuidado, é a atitude requerida de todos os cristãos que compreendem a fé que professam” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Faça uma segunda leitura do texto, silenciando seu coração. O que o Senhor quer lhe dizer por meio do texto? Qual é a importância das palavras de Jesus para sua vida? Como você entende o convite de Jesus: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos”? Em nossa sociedade, em que a disputa pelo poder e a defesa de privilégios aumentam a cada dia, é possível viver os ensinamentos de Jesus?
“No caminho, o Senhor Jesus começa a partilhar a sua paixão e morte, preparando os discípulos para os dias difíceis que eles presenciariam. Interessante que Jesus nunca escondeu a dimensão sacrificial de sua missão. Nunca enganou nenhum discípulo com um discurso fantasioso ou mesmo glamoroso. Mas, para sua tristeza, enquanto falava da própria morte, os discípulos discutiam quem seria o maior, quem mandaria no grupo, quem seria o chefe, talvez já pensando na ausência de Jesus. É o momento de aprenderem uma grande lição que deveria acompanhá-los pelo resto da vida: quem quiser ser o maior, seja o menor! No grupo, não há quem mande, apenas quem sirva. O serviço é a grandeza do discípulo” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde as luzes e apelos que a Palavra despertou em seu coração. Peça a graça de, a exemplo de Jesus, termos um coração aberto ao serviço generoso e acolhedor aos irmãos e de sermos promotores da vida.
Rezemos: “Jesus, Mestre Divino, Vós sois a vida, o amor. Morrestes numa cruz para o mundo renascer todo novo, vida plena. Nós vos louvamos, Senhor, pela vida que nos dais. Vós viveis em nós, nós vivemos em Vós. Vós sois a nossa vida. Jesus, Mestre Divino, dai-nos o Espírito Santo, seremos livres, enfim. Saberemos amar, espalhar só o bem e a paz. Jesus, Mestre divino, plenificai o nosso ser. Nossa vida vos irradie, nossa voz sempre anuncie ao mundo a Boa-Nova. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas