Liturgia diária Jesus realiza muitos milagres - Mc 6,53-56

5ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

06 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que a misericórdia seja o traço característico do meu modo de ser no trato com os meus semelhantes, de maneira que eu possa atrair, como Jesus, muitas pessoas para ti.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 1,1-19

Leitura do Livro do Gênesis

1No princípio, Deus criou o céu e a terra. 2A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz se fez. 4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5E à luz Deus chamou “dia” e às trevas, “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia. 6Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras”. 7E Deus fez o firma­mento, e separou as águas que estavam embaixo das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez. 8Ao firmamento Deus chamou “céu”. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. 9Deus disse: “Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar e apareça o solo enxuto!” E assim se fez. 10Ao solo enxuto Deus chamou “terra” e ao ajuntamento das águas, “mar”. E Deus viu que era bom. 11Deus disse: “A terra faça brotar vegetação e plantas que dêem semente, e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, que tenham nele sua semente sobre a terra”. E assim se fez. 12E a terra produziu vegetação e plantas que trazem semente segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto tendo nele a semente da sua espécie. E Deus viu que era bom. 13Houve uma tarde e uma manhã: terceiro dia. 14Deus disse: “Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as épocas, os dias e os anos, 15e que resplandeçam no firma­mento do céu e iluminem a terra”. E assim se fez. 16Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite, e as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a terra, 18para presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom. 19E houve uma tarde e uma manhã: quarto dia.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 103

          — Alegre-se o Senhor em suas obras!
— Alegre-se o Senhor em suas obras!

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.

— A terra vós firmastes em suas bases, ficará firme pelos séculos sem fim; os mares a cobriram como um manto, e as águas envolviam as montanhas.

— Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes que passam serpeando entre as montanhas; às suas margens vêm morar os passarinhos, entre os ramos eles erguem o seu canto.

— Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas! Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

EVANGELHO: Mc 6,53-56

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.
55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra da sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Bastava tocar na franja de seu manto para ficar curado, por isso levavam os doentes até Jesus. Jesus curou muitos doentes, mas não curou todos. Seus milagres são sinais. Mostram que ele é o Messias prometido e mostram a misericórdia de Deus para com seus filhos e filhas. De fato, Deus não nos fez nem para a doença nem para a morte. Somos, no entanto, corresponsáveis com os primeiros pais pelo pecado do mundo. Compete a nós tentar repará-lo. Mostramos a misericórdia de Jesus para com os doentes no cuidado e na preocupação que temos por eles. Favorecer pesquisas no campo da medicina para a cura de doenças até agora incuráveis, providenciar atendimento médico e hospitalar digno e à altura das necessidades da população, exigir ministério da saúde e secretarias que trabalhem com seriedade em favor da saúde pública, medicamentos a preço acessível, instituições e agentes de saúde próximos da população necessitada; esta é a nossa maneira de fazer milagres como Jesus fazia. Se o dinheiro público destinado à saúde é desviado e não retorna à sua origem, faz parte do cuidado sanitário a punição exemplar dos faltosos. Conversamos com Jesus e seus santos sobre a cura do nosso corpo e do nosso coração. Pedimos a ele também que sua divina misericórdia cure os corações insensíveis.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Já estamos na 5ª semana do Tempo Comum, e hoje a Igreja recorda e celebra a vida e a fidelidade a Deus de São Paulo Miki e seus companheiros, martirizados por conta da Palavra. Rezemos para que eles intercedam por todos nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Escolha um ambiente silencioso para fazer a sua leitura orante. No Evangelho, vemos Jesus curando muitos doentes. Leia o texto quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e as palavras que mais se destacam, procurando compreender seu tema central.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Neste segundo passo da leitura orante, procure perceber o que o Senhor diz diretamente a você. Leia o Evangelho e deixe-se tocar por ele. Qual caminho o Senhor lhe indica?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração de acordo com aquilo que mais o(a) tocou no texto. À medida que nos deixamos tocar pela Palavra de Deus, ela se faz vida em nossa vida. Apresente ao Senhor também as suas preces.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você assume com Deus para viver sua Palavra hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém