Liturgia diária Lançai vossas redes - Lc 5,1-11
site-de-catequese

22ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

07 de setembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, confirma minha vocação de pescador de pessoas humanas, e conduze-me para águas mais profundas onde se encontram os que mais carecem de meu amor.

PRIMEIRA LEITURA: Cl 1,9-14

Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses – Irmãos, 9Por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual, 10para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, procurando agradar-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. 11Para que, confortados em tudo pelo seu glorioso poder, tenhais a paciência de tudo suportar com longanimidade. 12Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz. 13Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado, 14no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 97

          — O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

EVANGELHO:  Lc 5,1-11

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. 2Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, – pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, 3subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede. 6Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. 7Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. 8Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. 9É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. 10O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus está sempre cercado de muita gente, doentes e possessos, sem dúvida, mas andavam atrás dele também para ouvir o que ele dizia. Seu ensinamento tinha autoridade. Os discípulos começam a aparecer. Até agora só encontramos Pedro, e hoje também ele é o centro das atenções. Jesus está na barca de Pedro. Desta barca ele prega ao povo. Nesta barca acontece a pesca maravilhosa. “Pela tua palavra, lançarei a rede.” Parece que não havia peixe. Jesus mandou, Pedro obedeceu. Lançou as redes, vieram os peixes. “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador.” Pedro, um pecador, pescador de peixes. Doravante será pescador de gente. E com ele Tiago e João, e todos os que entrarem em sua barca.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Durante nossa oração, lembremos que Jesus nos ensina a viver como filhos de Deus. Peçamos a graça de compreender bem a Palavra que Ele nos ensina. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia-o atenta e pausadamente, quantas vezes julgar necessário, se possível em voz alta, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais personagens aparecem no texto? Onde eles se encontram? O que acontece na narrativa? Qual é o convite que o Senhor faz aos discípulos e a nós? O que significa ser “pescador de homens”, de acordo com o Evangelho? Qual é a mensagem central do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Como podemos perceber no Evangelho de hoje, Jesus está sempre cercado de muita gente. Leia novamente o texto e permita que ele se instale em sua mente e em seu coração. Faça a sua meditação em silêncio e procure escutar o Senhor.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Apresente ao Senhor a sua oração, seja de agradecimento ou louvor, seja de pedido ou prece. Entregue-lhe suas preocupações e as realidades que o(a) cercam, pois o Senhor está com você e, com todo amor e carinho, o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra o Senhor o(a) convida a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.