Liturgia diária, Mestre, que devo fazer para ter a vida eterna? - Mt 19,16-22

20ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

21 de agosto de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, quero estar sempre em comunhão contigo, pois só tu és Bom. Que eu possa, assim, conhecer a tua vontade e colocá-la em prática, pois este é o caminho da salvação.

PRIMEIRA LEITURA: Jz 2,11-19

Leitura do Livro dos Juízes – Naqueles dias 11os filhos de Israel fizeram o que desagrada ao Senhor, servindo a deuses cana­neus. 12Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram outros deuses dos povos que em torno deles habitavam, e os adoraram, provocando assim a ira do Senhor.
13Afastaram-se do Senhor, para servir a Baal e a Astarte. 14Por isso acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou nas mãos dos salteadores que os saqueavam, e os vendeu aos inimigos que habitavam nas redondezas. E eles não puderam resistir aos seus adversários. 15Em tudo o que desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles para sua desgraça, como lhes havia dito e jurado. A sua aflição era extrema.
16Então o Senhor mandou-lhes juízes, que os livrassem das mãos dos saqueadores. 17Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir, e continuavam a prostituir-se com outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles.
18Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz, e os livrava das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos gemidos dos aflitos. 19Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não desistiram de suas obras perversas nem da sua conduta obstinada.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 105,34-44

          — Lembrai-vos de nós ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!
— Lembrai-vos de nós ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

— Não quiseram suprimir aqueles povos, que o Senhor tinha mandado exterminar; misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados.

— Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles; pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios.

— Contaminaram-se com suas próprias obras, prostituíram-se em crimes incontáveis. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo e o Senhor abominou a sua herança.

— Quantas vezes o Senhor os libertou! Eles, porém, por malvadez o provocavam, mas o Senhor tinha piedade do seu povo, quando ouvia o seu grito na aflição.

EVANGELHO:  Mt 19,16-22

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.
20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Um jovem perguntou a Jesus o que devia fazer de bom para ter a vida eterna. Assim escreve São Mateus. Nos Evangelhos de Marcos e de Lucas, o jovem chama Jesus de bom: “Bom Mestre, o que devo fazer…?”. Na resposta, Jesus diz que um só é bom ou que só Deus é bom, e orienta o jovem a observar os mandamentos e, se quiser dar um passo a mais e ser perfeito, vender tudo o que tem e dar aos pobres, para ter de antemão um tesouro no céu. De fato, ninguém é bom porque observa todos os mandamentos. Só Deus é bom. E ninguém é bom por deixar tudo e dar aos pobres. Só Deus é bom. Não somos bons, mas também não somos maus. Estamos a caminho, à busca da perfeição que consiste em ser bom ou misericordioso como o Pai celeste é misericordioso. No mais, somos pessoas imperfeitas que caminham para o mundo que há de vir. O jovem era rico e era piedoso. Observava os mandamentos de Deus. Jesus lhe oferece um espaço maior de liberdade. Jesus sempre faz grande propostas para não ter seguidores medíocres. Quer companheiros audaciosos na fé e generosos na caridade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Com a Igreja, celebramos hoje o dia de São Pio X. Iniciemos a nossa oração e, em silêncio, nos concentremos para rezar melhor com a Palavra de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? No texto de hoje, vemos que alguém se aproxima de Jesus e pergunta: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” O que Jesus lhe responde? O que Jesus sugere a essa pessoa? Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário, repita as palavras que mais lhe chamaram atenção e identifique os personagens que aparecem durante a narrativa. Qual é a mensagem central do Evangelho?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia o Evangelho novamente e deixe-se tocar por ele. Durante a leitura, escute o que o Senhor, pela ação de seu espírito, lhe diz. Permita que a Palavra de Deus se misture com a sua vida e procure reconhecer a voz do Senhor, que fala com você.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, você é convidado(a) a se dirigir ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença. Reze também pelas realidades que o(a) cercam.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.