Liturgia diária, Os discípulos e um grupo de mulheres acompanham Jesus - Lc 8,1-3

24ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C

20 de setembro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, reveste-me do amor e da fidelidade necessárias para ser servidor do Reino. Que eu demonstre meu reconhecimento a ti, colocando minha vida a serviço do meu próximo.

PRIMEIRA LEITURA: 1Tm 6,2c-12

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo – Caríssimo, 2censina e recomenda estas coisas. 3Quem ensina doutrina estranhas e discorda das palavras salutares de nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina conforme à piedade, 4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante que morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras. Daí é que nascem invejas, contendas, insultos, suspeitas, 5porfias de homens com mente corrompida e privados da verdade, que fazem da piedade assunto de lucro.
6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, mas quando acompanhada do espírito de desprendimento. 7Porque nada trouxemos ao mundo como tampouco nada poderemos levar. 8Tendo alimento e vestuário, fiquemos satisfeitos.
9Os que desejam enriquecer caem em tentação e armadilhas, em muitos desejos loucos e perniciosos que afundam os homens na perdição e na ruína, 10porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro. Por se terem deixado levar por ela, muitos se extraviaram da fé e se atormentam a si mesmos com muitos sofrimentos.
11Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 48(49)

         — Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.
— Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.

— Por que temer os dias maus e infelizes, quando a malícia dos perversos me circunda? Por que temer os que confiam nas riquezas e se gloriam na abundância de seus bens?

— Ninguém se livra de sua morte por dinheiro nem a Deus pode pagar o seu resgate. A isenção da própria morte não tem preço; não há riqueza que a possa adquirir, nem dar ao homem uma vida sem limites e garantir-lhe uma existência imortal.

— Não te inquietes, quando um homem fica rico e aumenta a opulência de sua casa; pois ao morrer não levará nada consigo, nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.

— Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: “Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!” Mas vai-se ele para junto de seus pais, que nunca mais e nunca mais verão a luz!

EVANGELHO: Lc 8,1-3

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

O texto de Lucas que hoje lemos é um sumário de transição. Resume a atividade de Jesus e introduz o leitor numa nova seção. O resumo consiste numa amostra da comunidade dos discípulos e das discípulas de Jesus. Com um só coração e uma só alma, dão início à comunidade chamada de Igreja. Aí estão os Doze e muitas mulheres, das quais três são mencionadas. É importante o destaque dado a mulheres ao lado dos Doze Apóstolos homens. Mas, independentemente do fato de serem mulheres, são representantes do povo ou do que hoje chamamos de laicato. O texto fala de sete demônios que saíram de Maria Madalena. Teria sido ela uma grande pecadora? Ou foi curada de alguma doença que a atormentava? Na Bíblia, possessão demoníaca pode significar algum tipo de enfermidade, seja física, seja psíquica. Pode ser uma expressão relacionada ao temperamento de alguém. Entre nós, de uma pessoa turbulenta e insuportável se diz que está com o diabo no corpo. Muitas mães disseram isso de seus filhos, sem que se tratasse de uma real possessão demoníaca. Que tem gente com o diabo no corpo tem, e você conhece algumas! De qualquer forma, o mal de Maria Madalena ficou para trás, e ela caminha resoluta para frente, com os olhos fixos em Jesus. Abre-se um caminho a ser percorrido por mulheres e homens sadios e bem dispostos, capazes de partilhar os seus bens e anunciar o Evangelho.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Memória litúrgica de Santo André Kim Taegon e companheiros. A Palavra de Deus hoje nos convida ao seguimento de Jesus. Coloquemo-nos à disposição do Senhor, ouvindo sua Palavra como discípulos missionários.
“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Destaque os personagens presentes na narrativa. Eles aparecem em outros relatos? Relembre outros textos bíblicos que falam sobre a presença das mulheres. Qual é a missão dos doze discípulos? Qual é o tema central da narrativa?
“Em diversas ocasiões, os evangelhos informam que o grupo dos discípulos é muito mais amplo que o grupo dos Doze (Lc 6,13). O trecho do evangelho de hoje é um sumário da atividade de Jesus. À diferença dos rabinos que não aceitavam as mulheres como discípulas, no grupo dos Doze que acompanhavam Jesus, Lucas observa haver um grupo de mulheres. Isso é absolutamente novo e surpreendente. São mulheres, ao que se pode deduzir do texto, com uma história pessoal dramática e que foram libertadas pelo Senhor de seus males; e algumas entre elas, supõe-se, são simpatizantes do ‘movimento do Galileu’. Mas o número delas é muito maior do que a pequena lista apresentada no texto (cf. Lc 23,53-56). As mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galileia, assim como os amigos de Jesus, o acompanharam também na sua ‘via-crúcis’ (cf. Lc 23,49). Supomos que as expressamente mencionadas ocupavam um lugar de liderança na comunidade primitiva. Os nomes de duas dentre elas, Maria Madalena e Joana, são mencionados no relato da ressurreição do Senhor (Lc 24,9-11). O nosso texto pretende instruir a comunidade cristã de que as mulheres participam ativamente com os seus dons da vida eclesial” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
A partir da meditação dos textos, o que significa, para você, seguir Jesus? De que forma você vive o seu batismo? Em quais realidades percebe a necessidade de proclamar corajosamente a Boa-Nova de Jesus? O que a Palavra o(a) convida a viver? Quais sentimentos a Palavra despertou em você?
“As mulheres faziam parte do grupo de Jesus. Eram missionárias também. Jesus percorria as cidades e os povoados, evangelizando, e as mulheres o seguiam. O grupo dos Doze era mais amplo do que imaginamos. Eram mulheres curadas, eis o belo detalhe! Não eram mulheres anônimas, pelo contrário, elas têm nome, dignidade: Madalena, Joana e Suzana. Sem falar nas muitas outras. Ainda hoje as mulheres exercem um belíssimo papel em nossas comunidades. Elas são a dinâmica das nossas igrejas. Essas discípulas de Jesus ajudavam nas obras de evangelização. Eram benfeitoras das missões de Jesus. No tempo de Jesus a situação da mulher era desprezível. Ele recupera o lugar da mulher no projeto de Deus” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento de oração?

Contemplação (Vida e Missão)
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas