Liturgia diária A multidão procura por Jesus

2ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

21 de janeiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, a manifestação de tua misericórdia, por meio de Jesus, é motivo de imenso júbilo. Que eu saiba expressá-lo, com todo o vigor, sem medo das censuras e maledicências.

PRIMEIRA LEITURA: Hb 9,2-3.11-14

Leitura da Carta aos Hebreus – Irmãos, 2foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Atrás da segunda cortina, havia outra tenda, chamada o Santo dos Santos. 11Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santificam e realizam a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o Sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 46

          — Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!
— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra!

— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso!

EVANGELHO: Mc 3,20-21

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Estamos sempre nos encontrando com pessoas ou extraordinárias ou loucas. Os próprios familiares de Jesus disseram que ele estava ficando louco. Por quê? Evidentemente pelo seu modo de ser e de agir. Era como todo mundo e ao mesmo tempo não era. A grande diferença estava em que Jesus não era medíocre. Sua vida era ornada de valores e ele propunha valores aos seus amigos.
Uma dessas pessoas, louca como Jesus, foi a jovenzinha Inês, martirizada no início do século quarto, juntamente com outros cristãos na perseguição de Domiciano. E como ela tantos outros, seguidores de Jesus, sem medo de serem diferentes, e até com o gosto de serem diferentes: simplicidade de vida, disponibilidade missionária, liberdade de coração, lembrança dos esquecidos, cabeceira de doentes, socorro de idosos, amparo de crianças, cuidado com o ar, a terra, a vegetação, voz das minorias, pequenos valores de gente miúda contrapostos aos grandes projetos, astutos e ardilosos, que movimentam milhões nunca em favor dos outros e sempre por interesses pessoais e grupais.
Os contravalores atraem. Quem não os busca, é louco. Inês, a santa de hoje, teve boas ofertas. Não lhe ofereciam vida desonesta. Pediam-lhe que rejeitasse a Cristo e aceitasse um bom casamento. A louca ficou com Cristo. Já ouvimos de São Paulo dizer de forma irônica aos coríntios: “Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós desprezíveis”. O louco perdeu a razão e comete desatinos. No entanto, “o coração tem razões que a razão desconhece”, dizia Pascal.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Fazer a vontade do Pai ocupava todo o tempo de Jesus, e Ele não tinha tempo nem mesmo para se alimentar. O Evangelho é um convite a contemplar a totalidade de Jesus na entrega à sua missão e a disposição para servir os irmãos com generosidade.

Oração: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, concede-me a graça de colocar-me à disposição audaciosa do anúncio do Reino, assim como Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Leia pausadamente o pequeno texto do Evangelho segundo Marcos. Mais uma vez, a multidão vai ao encontro de Jesus, dessa vez, em sua casa. Em que outras ocasiões, relatadas em outras passagens bíblicas, a multidão vai ao encontro de Jesus? O que os familiares de Jesus dizem a seu respeito?
“Jesus é um Messias itinerante. Mesmo quando se recolhe em casa, lugar do convívio familiar, Jesus é procurado pela multidão. Ele não se esquiva das pessoas; não deixa de dirigir-lhes a palavra para ensinar, nem se omite em ajudar quem quer que seja. A compaixão, sentimento que o domina (cf. Mc 6,34), faz com que seja totalmente pelos outros, sem deixar, contudo, de se afastar dos afazeres cotidianos para, no silêncio, rezar (cf. Mc 1,35). Não somente o ritmo da vida de Jesus, mas também o que ele dizia e fazia parecia para os seus familiares uma loucura, pois saía do que se considerava um padrão normal de comportamento. Com este parecer também concorda a sua própria mãe, conforme se pode concluir do episódio de Mc 3,31-35. A boa intenção da família de Jesus está baseada num equívoco e na incompreensão, por ora, fruto da incredulidade. Mais adiante, no relato evangélico, Jesus faz um lamento significativo sobre a rejeição na sinagoga de Nazaré, incluindo também os seus parentes. A parentela de Jesus figura na lista dos que rejeitam ou não compreendem a sua missão e o seu comportamento (cf. Mc 6,4)” (Reflexão de Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? O que a doação total de Jesus ao projeto do Pai o(a) leva a meditar? Você é capaz de uma entrega despojada e generosa em favor dos irmãos? O que significa a expressão “está ficando louco”, vinda dos familiares de Jesus? Reflita sobre a atitude de Jesus, sobre seu amor pleno e sobre sua livre adesão à vontade do Pai.

Oração (Vida)
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
O que esta Palavra o(a) leva a viver? Que compromisso você firma diante da Palavra de Deus?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.