site-de-catequese

São Mateus, Apóstolo e Evangelista – Ano Litúrgico A

21 de setembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, coloca-me sempre junto àqueles que mais carecem de tua salvação, e liberta-me de toda espécie de preconceitos que contaminam o meu coração.

PRIMEIRA LEITURA: Ef 4, 1-7.11-13

Leitura doa carta de são Paulo aos Efésios – Irmãos, 1Exorto-vos, pois, – prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, 2com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. 3Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. 4Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. 6Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos. 7Mas a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo, 11A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, 12para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, 13até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 18

          — Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia!

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz!

EVANGELHO: Mt 9,9-13

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu. 10Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos. 11Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: “Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?” 12Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. 13Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Mateus, apóstolo e evangelista, escriba e publicano. Hoje é o dia da sua festa. Pedimos sua intercessão, agradecemos seu trabalho de ter-nos deixado um Evangelho tão catequético como o seu, com o Sermão da Montanha, com o Sermão Escatológico, o dos últimos tempos, com as perguntas que nos serão feitas quando estivermos no julgamento final. Jesus passa, vê Mateus sentado na coletoria de impostos e o chama: “Segue-me”. Ele se levanta e segue Jesus. Um bom filho de Abraão, que partiu como o Senhor lhe tinha dito, sem buscar razões. Na conclusão do Sermão das Parábolas ou do Reino dos Céus, Jesus diz que “todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que do seu tesouro tira coisas novas e velhas”. Escriba era um escritor profissional. O escriba em Israel era “versado na Lei de Moisés”. Assim é dito de Esdras, quando voltou do exílio. Mateus é o escriba que se tornou discípulo do Reino dos Céus, que possui o tesouro da revelação das duas Alianças. Conhecedor das riquezas da Aliança antiga, mostra como se prolongam e se plenificam na nova, sem que uma anule a outra.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
A festa de hoje é de São Mateus, apóstolo de Jesus Cristo, um homem que soube seguir a Jesus como discípulo. Que São Mateus rogue a Deus por nós e por nossa conversão.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, procurando identificar seu tema central e considerando o sentido de cada um dos versículos. “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes.” Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura? Qual é o contexto da narrativa? O que Jesus diz ao povo e aos seus discípulos?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O processo de conversão decorre de certo tempo de relacionamento com Jesus, ou seja, certo tempo escutando e vivendo os seus ensinamentos. Mateus escutou o Senhor quando Ele lhe disse: “Segue-me”, e o seguiu. Qual ensinamento Jesus o(a) convida a viver, a partir da sua Palavra? Que palavra você escutou de Jesus neste momento de meditação?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Mantendo em mente a pessoa de Mateus e o Evangelho de hoje, dirija a sua oração ao Senhor, sem medo. Apresente-lhe suas preocupações, seu pedido de perdão, seus desejos e também sua gratidão por tudo de bom que Deus realiza em sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.