Liturgia diária O Batismo de Jesus - Ano Litúrgico A

O Batismo de Jesus – Ano Litúrgico A

09 de janeiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, pelo batismo, teu Filho Jesus foi investido da missão de salvador solidário com os pecadores. Torna-me digno dele, acolhendo-o como meu Salvador

PRIMEIRA LEITURA:  Is 42,1-7

Leitura do Livro do profeta Isaías

Assim fala o Senhor:
1“Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.
2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.
3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade.
4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.
6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações,
7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 29

          — Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

— Filhos de Deus, tributai ao Senhor,/ tributai-lhe glória e poder!/ Dai-lhe a glória devida ao seu nome;/ adorai-o com santo ornamento!

— Eis a voz do Senhor sobre as águas,/ sua voz sobre as águas imensas!/ Eis a voz do Senhor com poder!/ Eis a voz do Senhor majestosa!

— Sua voz no trovão reboando!/ No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”/ É o Senhor que domina os dilúvios,/ o Senhor reinará para sempre!

SEGUNDA LEITURA:  At 10,34-38

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.
36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.
37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João:
38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

EVANGELHO: Mt 3,13-17

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus veio da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.
17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus aparece. Vem até o rio. Diz a João sem rodeios: “Batiza-me”. Movem-se as águas. As águas se comovem. Quem poderá lavar este Corpo sagrado? Que importa, João, se você é ou não digno? Deixe que se realize o que neste instante ninguém compreende. Um sinal está sendo dado para que se viva a partir de agora sua lei de amor.
Toma sobre si o mal do mundo, desce nu como pecador, ele, o Senhor, nas águas profundas. Procura a morte. No coração da sombra desce o Filho de Deus, luz e fogo. Por que temer abismos sombrios? Desfaz-se a força do dragão. Jesus sai das águas que banharam seus membros santos. Tuas águas, Jordão, são agora águas de vida. Em ti o mundo inteiro se renova. Água sepulcral e maternal, de onde o velho homem sepultado ressurgiu para uma vida nova, para ser proclamado Filho bem-amado. Assim canta o hino sagrado. Assim cantamos nós com Jesus, o homem de Nazaré, que em sua humanidade experimenta a ação do Espírito. Num êxtase místico, Jesus vê o Espírito que desce, como desce uma pomba, e ouve a voz do Pai que lhe fala: “Meu Filho amado”. Jesus adulto = começa a sua missão pública. Também nós entramos nas águas santificadas pelo corpo de Cristo e começamos a fazer parte desse Corpo na comunidade dos que creem.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Na oração, nós nos dispomos a falar com Deus e a ouvi-lo. Hoje, a liturgia nos convida a celebrar o Batismo do Senhor.
Coloquemo-nos em sua presença, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Este é o meu filho amado; nele está o meu agrado.” No texto de hoje, vemos Jesus sendo batizado por João Batista. O que o batismo de Jesus revela? Leia o texto pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e grife os verbos e personagens que mais lhe chamaram atenção.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Dialogue com o Evangelho, perguntando-se que luz ele traz para sua vida. Que palavra mais o(a) toca? Deus fala com você por meio da Palavra. O que Ele lhe diz?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? É chegado o momento de falar com o Senhor sem medo e sem reservas. Apresente a Ele o que está em seu coração. Sua oração pode ser de louvor, súplica ou perdão.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que o Senhor o(a) convida a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.