Liturgia diária, O bom pastor dá a vida por suas ovelhas - Jo 10,11-18

4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

08 de maio de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu saiba entregar-me com toda confiança nas mãos de teu Filho – o bom Pastor -, pois só assim estarei seguro de estar trilhando o caminho para ti.

PRIMEIRA LEITURA: At 11,1-18

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Ju¬deia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.
2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.
6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’.
10Isso se repetiu por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.
13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.
17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus? 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 41

          — Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.
— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

— Assim como a corsa suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!
— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até vossa morada!
— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

EVANGELHO:  Jo 10,11-18

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.
14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi de meu Pai”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. Conhece as ovelhas e é conhecido por elas. Este conhecimento não é superficial; é o mesmo conhecimento que une o Pai e o Filho. O Bom Pastor entrega livremente a própria vida para o bem das ovelhas, sem que a vida se perca. Ele a dá e pode recebê-la de novo. Jesus está falando da sua ressurreição. Sua dedicação e seu amor pelas ovelhas não se restringem às que estão com ele e formam o seu rebanho. Há outras fora do redil. Jesus pensa nelas e as quer perto de si. Ninguém lhe é indiferente. Ele é o Bom Pastor. O Pai o ama vendo-o dar a sua vida, porque ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. O Pai ama o Filho vendo o Filho cheio do Amor que o leva a entregar a sua vida pela salvação do mundo. Estamos no centro do Tempo Pascal. O Bom Pastor é o Ressuscitado que entrega a vida sem perdê-la. A morte tentou dominá-lo, sem conseguir. Não há vitória para a morte.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Estamos na quarta semana da Páscoa. Jesus, no Evangelho de hoje, nos diz que Ele é o Bom Pastor. Peçamos a Ele, por meio de seu Espírito, a graça de sermos suas boas ovelhas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa e reflita sobre o texto. Qual é o seu tema central? Jesus aparece no Evangelho como o bom pastor. Quais características suas o tornam esse bom pastor? O que Ele faz?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que caminho o Senhor lhe indica por meio do Evangelho? Depois de identificar o tema central do texto, releia-o e procure escutar a voz de Deus. Qual palavra ou expressão mais lhe chamou atenção? Qual palavra ou expressão você sentiu que o Senhor direciona a você?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Senhor, nosso pastor, nos indica o caminho a seguir. O que você deseja dizer a Ele? Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, apresentando-lhe tudo que você é e tem e fazendo, assim, a sua oração.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese da Palavra para vivê-la durante este dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.