Liturgia diária, O cântico de Maria se eleva a Deus - Lc 1,46-56

3ª Semana do Advento – Ano Litúrgico B

22 de dezembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me sensível à espiritualidade daquela que escolheste para ser mãe de teu Filho, porque ela penetrou, de modo admirável, em teu mistério de amor.

PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 1,24-28

Leitura do Primeiro Livro de Samuel – Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Sa­muel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho.
O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias de sua vida”. E adoraram o Senhor.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 1Sm 2,1s.

          — Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.
— Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; Minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação!

— O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.

— É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.

— O Senhor ergue do pó o homem fraco, e do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção

EVANGELHO:  Lc 1,46-56

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Tendo ido às pressas às montanhas da Judeia para ajudar Isabel em sua gravidez, Maria cantou um hino de gratidão a Deus pela sua imensa misericórdia. Este cântico bíblico, o Magnificat, é cantado todos os dias no fim das Vésperas do Ofício Divino. Maria engrandece o Senhor e se alegra porque ele olhou para ela e para ela fez coisas grandiosas. A misericórdia de Deus se estende a todas as gerações e, a partir daquele momento, todas as gerações proclamarão que Maria é feliz, é bem aventurada. Nenhuma voz pode se calar nesse louvor a Maria, a não ser a dos poderosos e dos orgulhosos de coração. Os humildes e famintos com ela glorificarão a Deus. A misericordiosa acolhida de Israel por Deus, prometida a Abraão, acontece agora, no encontro das duas mães. O cântico de Maria se eleva a Deus e ressoa nas montanhas de Judá, na alegria do Espírito Santo, juntamente com Isabel, Zacarias e José, seus familiares e amigos e todos os que celebram a misericórdia de Deus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciamos a nossa oração e ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Maria canta as maravilhas de Deus em sua vida: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva”. No Evangelho de hoje lemos o hino de gratidão de Maria a Deus por todas as maravilhas que Ele fez em seu favor. Faça a leitura do texto, destaque as palavras que mais chamaram sua atenção e procure identificar o tema central do Evangelho.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Faça a meditação da Palavra, mantendo em mente o Evangelho lido. Qual palavra mais chamou sua atenção durante a leitura? De que modo o texto fortalece sua caminhada de fé? Se sentir necessidade, leia novamente o Evangelho, procurando ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento de sua oração pessoal. Coloque-se diante de Jesus como o seu Mestre, Caminho, Verdade e Vida, e apresente suas intenções e as realidades que o(a) cercam.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais gestos de Jesus você deseja praticar hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.