Oração diária O chamado dos apóstolos

30ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

28 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu possa ser sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.

PRIMEIRA LEITURA:  Ef 2,19-22

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 18

          — Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

EVANGELHO:  Lc 6,12-19

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Sabe-se pouco ou nada de Simão. É chamado de cananeu por Mateus e de zelota por Lucas. Os zelotas eram membros do movimento de resistência antirromana, começado por Judas, o Galileu, no ano 6 d.C. Seguiam os ensinamentos da Escola rabínica de Shamay. Eram radicais na vida social e na vida política. Flavio Josefo chama os zelotas de Quarta Filosofia dos judeus, sendo as três outras os fariseus, os saduceus e os essênios. Não aceitavam ninguém como rei além do único Deus de Israel. Não receavam recorrer à luta armada contra o invasor romano. Eram capazes de atos que hoje chamaríamos de terroristas. Se o apóstolo Simão foi um deles, lá estava ele com Jesus e com Mateus, que cobrava impostos para os romanos. Os zelotas foram muito ativos na defesa de Jerusalém quando os romanos a destruíram. Judas Tadeu ou Judas de Tiago é venerado na Armênia como fundador, juntamente com Bartolomeu, de uma das igrejas mais antigas do cristianismo. No Novo Testamento há uma carta de São Judas.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos São Simão e São Judas Tadeu, grandes apóstolos de Jesus Cristo. Por causa do anúncio da Palavra de Jesus, os dois foram martirizados. Peçamos a eles que intercedam por nós que aqui procuramos viver nossa missão. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura Evangelho, destacando as palavras e os personagens que mais lhe chamaram atenção, para compreender melhor o texto. No Evangelho de hoje, vemos que Jesus mais uma vez passa a noite em oração. O que Ele faz depois disso? O que Ele encontra ao descer da montanha?

Meditação (Caminho)
O que o texto bíblico diz a você? Qual caminho lhe recomenda seguir? O que mais lhe chamou atenção no texto? Você conseguiu sentir-se tocado pelo Evangelho? Se a resposta for negativa, leia-o novamente, deixando-se tocar por ele. Faça a leitura com bastante calma, observe o que Jesus faz e quem está com Ele e escute o que Ele tem a lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Agora que você já leu o Evangelho e escutou o que Jesus tinha a lhe dizer, faça a sua oração. Silencie o seu coração e dirija a Ele sua súplica, seu pedido, seu louvor, sua gratidão. Reze com o Senhor e conte-lhe o que deseja.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Sintetize em uma palavra ou frase o compromisso que você faz com o Senhor para viver bem este dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.