Liturgia diária O maior de todos os mandamentos

9ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

02 de junho de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me compreender sempre mais que o eixo da minha vida de fé deve consistir num amor entranhado a ti e a meu próximo.

PRIMEIRA LEITURA: 2Tm 2,8-15

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 8lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada.

10Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. 11Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. 12Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. 13Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

14Lembra-lhes tais coisas e conjura-os por Deus a evitarem discussões vãs, que de nada servem a não ser para a perdição dos ouvintes. 15Empenha-te em apresentar-te diante de Deus como homem digno de aprovação, como operário que não tem de que se envergonhar, mas expõe corretamente a palavra da verdade.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 24

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!
— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.

— O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

— Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança.

EVANGELHO: Mc 12,28b-34

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bum mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Além das Dez Palavras, eram tantos os preceitos em Israel, 613, que a pergunta do escriba tinha sentido. De todos, qual é o primeiro e o mais importante? A pergunta parece ser sincera desta vez. Não é feita para provocar Jesus. Jesus responde sem fazer outra pergunta e responde o Shemá Israel, recitado todos os dias nas sinagogas. Você não está longe do Reino de Deus. Ao repetir parte do Shemá e reafirmar a crença num só Deus, o escriba sublinha a fé comum de Israel, herdada pelos cristãos. O Shemá proclama: o Senhor é nosso Deus, o Senhor é Um. O escriba não poderia dizer que o Senhor são Três. O que de fato o aproxima do Reino de Deus é a compreensão do mandamento do amor, amor a Deus e amor ao próximo, superando em valor todos os sacrifícios e holocaustos. Sobre este escriba se aplicam as palavras de Mateus: Todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que do seu tesouro tira coisas novas e velhas.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Jesus, no Evangelho de hoje, diz ao escriba que ele não está longe de alcançar o Reino de Deus, porém precisa viver o amor na concretude de sua vida. Invoquemos a presença da Trindade e peçamos que renove em nós o dom do seu amor gratuito.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Então aproximou-se dele e perguntou: ‘Qual é o primeiro de todos os mandamentos?’” Faça a leitura do texto com bastante atenção e responda: qual é seu tema central? Observe o personagem central do texto e a sua postura diante de Jesus. O que ele pergunta ao Senhor? O que Jesus lhe responde? Leia o Evangelho com calma, repetindo as palavras que mais lhe chamam atenção. Perceba que Jesus escuta a pergunta do escriba e responde dizendo que o “Senhor nosso Deus é um só” e que o primeiro mandamento é amá-lo de “todo o coração, com toda a alma, com todo o entendimento e com toda a força”.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? No Evangelho de hoje, lemos o relato de um diálogo que ocorreu entre Jesus e um escriba. Nesta meditação, você também é convidado(a) a ter esse diálogo com Jesus. Ouça o que o Senhor tem a lhe dizer por meio de sua Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Dialogue com o Senhor, manifestando-lhe o que deseja dele, sem medo de ser autêntico(a). Faça a sua oração com toda a abertura de coração, pois o Senhor o(a) escuta e deseja muito ter esse encontro com você. Coloque-se diante dele em sua atual situação, com tudo que você é e tem.

Contemplação (Vida e Missão)
O que o texto o(a) leva a experimentar? Se possível, feche os seus olhos, neste momento de contemplação, e deixe-se envolver pelo Evangelho. Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Ao longo do dia, dê-se um tempo para encontrar-se com o Senhor, por meio dessa Palavra que ficará em seu coração.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.