Liturgia diária O maior e o menor no Reino dos Céus - Mt 5,17-37

6º Domingo Comum – Ano Litúrgico A

12 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, guiado pelos ensinamentos de Jesus, revela-me teu querer divino, livrando-me de dar-me por satisfeito com a observância superficial dos teus mandamentos.

PRIMEIRA LEITURA: Eclo 15,16-21

Leitura do Livro do Eclesiástico – 16Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás.
17Diante de ti ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão.
18Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir.
19A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente.
20Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem.
21Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 118

          Feliz o homem sem pecado em seu caminho,/ que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

– Feliz o homem sem pecado em seu caminho/ que na lei do Senhor Deus vai progredindo!/ Feliz o homem que observa seus preceitos/ e de todo coração procura a Deus!

– Os vossos mandamentos vós nos destes,/ para serem fielmente observados./ Oxalá, seja bem firme a minha vida/ em cumprir vossa vontade e vossa lei!

– Sede bom com vosso servo e viverei/ e guardarei vossa palavra, ó Senhor./ Abri meus olhos e então contemplarei/ as maravilhas que encerra a vossa lei.

– Ensinai-me a viver vossos preceitos;/ quero guardá-los fielmente até o fim!/ Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei/ e de todo coração a guardarei.

SEGUNDA LEITURA:  1Cor 2,6-10

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 6Entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à destruição.
7Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que desde a eternidade Deus destinou para nossa glória.
8Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória.
9Mas, como está escrito, “o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu”.
10A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

EVANGELHO: Mt 5,20-22a.27-28.33-34a.37

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

          Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22aEu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo.
27Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
33Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ´cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34aEu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

A vida e a morte estão diante de nós. É bom escolher a vida. Escolher a vida significa não matar de forma alguma, nem física, nem psíquica, nem espiritualmente; escolher a vida significa não trair ninguém em nenhuma situação; escolher a vida significa não ser falso no que se faz, no que se fala, no que se pensa. Guarda os mandamentos e os mandamentos te guardarão. Deus nos concede a liberdade de opção diante da vida e da morte. Não é, porém, sinal de liberdade escolher a morte. Quem é verdadeiramente livre, opta sempre pelo bem. “Deus não mandou ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.” Os mandamentos da Lei de Deus existem para nos ajudar nos caminhos tortuosos da nossa existência. São a expressão da sabedoria e do amor de Deus para conosco. “Não matarás”, diz o mandamento, e Jesus nos explica que não se mata só fisicamente. Mata se também com a língua. A traição no matrimônio pode acontecer também no desejo. O autocontrole e a autodisciplina são importantes na manutenção do equilíbrio. Os mandamentos nos ajudam a ser gente de palavra. Se a sua palavra não vale nada, ninguém confiará em você. O que dizemos deve corresponder ao que pensamos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste domingo, 6º do Tempo Comum, abramos nossa mente, vontade e coração para acolher a Palavra de Deus.
Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Quais são as orientações de Jesus? A quem Ele está instruindo?
“O verdadeiro cumprimento da lei é a vivência plena do amor a Deus e ao próximo. Todos os ensinamentos de Jesus são repletos de sabedoria divina e de um amor profundo pela pessoa humana. Ele é o modelo perfeito desse amor que se doa até a morte de cruz. O Senhor Jesus veio nos dar o exemplo de que é possível, sim, obedecer à Lei de Deus. Qual o lugar e a importância dos mandamentos da lei de Deus em meu cotidiano? Consigo colocar em prática algum mandamento? Quem guarda os mandamentos é guardado por eles. Eles são caminhos seguros para nossa salvação em Cristo Jesus. Claro, salvação não é mérito, é graça, mas precisamos colaborar com a graça de Deus em nossa caminhada” (Comentário de frei Mário Sérgio Souza, ofmcap, em “Viver a Palavra 2017”, Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Como você acolhe as palavras e os ensinamentos de Jesus em sua vida? O que significa guardar e viver os mandamentos?

Oração (Vida)
“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós o nosso coração, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho. Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola. Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem, único Mediador entre o homem e Deus. Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só. Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte pelo empenho em favor da vida. Amém” (São João Paulo II)

Contemplação (Vida e Missão)
Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.