Oração diária, O Reino é como um tesouro escondido num campo - Mt 13,44-46

20ª Semana Comum – Ano Litúrgico B

22 de agosto de 2018

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu seja decidido e rápido em desfazer-me do que me impede de acolher plenamente o teu Reino. Que meu coração nunca se apegue a coisa alguma deste mundo

PRIMEIRA LEITURA: 2Cor 10,17–11,2

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 148

— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.

— A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

EVANGELHO: Mt 13,44-46

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Mais do que todos os bens que alguém possui, vale o tesouro encontrado. Vende tudo o que tem o sábio negociante para ficar com a pérola de grande valor. Onde está teu coração? Procura saber, porque lá está o teu tesouro. Andamos por este mundo carregados de coisas e de nós mesmos, quando uma só coisa é necessária. A melhor parte está na pérola e no tesouro. É preciso encontrá-los. Caminhamos carregados e os passos se tornam pesados. Cresce o peso e afundamos. Vaidade das vaidades, dizia o sábio, pois vaidade é aquilo que passa rápido. “Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, depois da luz se segue a noite escura, em tristes sombras morre a formosura, em contínuas tristezas a alegria”, escreve o poeta. No meio das inconstâncias desta vida resta-nos a firmeza da busca, já que a firmeza dos bens deste mundo é a inconstância. Hoje estão e amanhã se foram. Continuamos à procura da pérola preciosa. Buscamos até encontrar o tesouro escondido. O negociante e quem comprou o campo antes tinham tudo, ou tinham muito, e na realidade não tinham nada, pois venderam tudo por causa do tesouro. Se ainda não sei bem o que é o Reino, começo a perceber que é algo muito valioso. Posso perder tudo o que tenho agora; se ficar com ele, estarei com tudo. Não sei o que é, mas o desejo, e se for alguém, quero-o ainda mais. Olho ao meu redor e vejo outros que pelo jeito já encontraram o tesouro que ainda procuro.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos a memória de Santa Rosa de Lima, nascida no Peru em 1586. Sua vida foi dedicada aos doentes e pobres, na Ordem Terceira Dominicana. Peçamos a sua intercessão para que cada vez mais nos abramos à ação do Espírito Santo e aprendamos a rezar, dizendo: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho e procure destacar os verbos e as palavras que mais o(a) tocam. Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.
“Falar de tesouro e de pérolas preciosas é falar de valores, ou melhor, do valor do Reino dos céus. Três verbos caracterizam as duas parábolas: ‘encontrar’ (v. 44), ‘procurar’ (v. 45) e ‘encontrar’ (v. 46). As duas parábolas têm em comum esta expressão: ‘… vende tudo o que possui e compra…’. A diferença entre as duas é a seguinte: na primeira parábola o homem encontra o tesouro, sem buscá-lo; na segunda, ele procura a pérola preciosa. Estas duas parábolas são inseparáveis e complementares. Por isso, há de se supor que o comerciante que compra a pérola experimenta a mesma ‘alegria’ que o homem que compra o campo por causa do tesouro. A conclusão que se pode tirar destas parábolas é relativamente simples: o Reino dos céus é comparável a bens que ultrapassam em valor o que se pode imaginar. A quem o encontra é exigido o engajamento de toda a vida para adquiri-lo. Possuí-lo é uma grande alegria” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
É o momento do encontro da Palavra de Deus com a nossa vida. Procure perceber como o texto pode iluminar a sua experiência de fé. O que o Evangelho de hoje diz a você? Volte ao texto bíblico, leia-o com bastante atenção e deixe-se tocar pela Palavra. Procure ver e acolher o tesouro que o Senhor lhe oferece neste momento.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça sua oração sem medo de abrir o coração ao seu Senhor e Mestre. Deus espera que, no momento da oração, seus filhos falem com Ele, pois deseja ouvir a voz de cada um. Seja para agradecer, seja para pedir, o Senhor o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)
O que o texto bíblico o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o Evangelho despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas