Oração diária, O seu testemunho é verdadeiro

Sagrado Coração de Jesus – Ano Litúrgico B

08 de junho de 2018

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, que a água e o sangue, jorrados de teu coração transpassado, revigorem o amor e a fidelidade que estão no meu coração.

PRIMEIRA LEITURA: Os 11,1.3-4.8c-9

Leitura do profeta Oséias – Assim diz o Senhor: 1“Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer.
8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO Is 12,2-6

          — Com alegria bebereis do manancial da salvação.
— Com alegria bebereis do manancial da salvação.

— Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação.

— E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

— Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”

SEGUNDA LEITURA: Ef 3,8-12.14-19

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 8eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo.
10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança. 14É por isso que dobro os joelhos diante do Pai, 15de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 16Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior; 17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, e que estejais enraizados e fundados no amor. 18Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

EVANGELHO: Jo 19,31-37

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.
32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e, depois, do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
35Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. 37E outra Escritura ainda diz: Olharão para aquele que transpassaram”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Elevado na cruz, Jesus se entregou por nós com imenso amor. Seu lado foi aberto por uma lança e imediatamente correu sangue e água. Este sangue e esta água são o símbolo dos sacramentos da Igreja. Deles, como numa fonte de salvação, todos podem beber com alegria. As portas do Coração de Jesus foram abertas para acolher todas as pessoas que o procuram. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é a expressão da fé dos fiéis na misericórdia de Deus. Na linguagem comum, o coração é a sede dos sentimentos, bons e maus. Do coração de Cristo, que entregou sua vida pela salvação do mundo, saem os melhores sentimentos de amor e compaixão. A referência ao Coração de Cristo como sede da misericórdia é antiga na Igreja. Santa Margarida Maria, que viu o Coração de Jesus, difundiu a devoção dando-lhe também o caráter de reparação. Jesus ama e não é amado. Seus devotos oferecem-lhe atos de reparação em nome daqueles que não o amam.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Neste dia, em 1899, o papa Leão XIII consagrou o mundo inteiro ao Sagrado Coração de Jesus. No Evangelho, do lado aberto de Cristo jorraram sangue e água, expressões do amor e da vida nova no Espírito. Que a escuta e a meditação da Palavra tornem o nosso coração semelhante ao coração do Senhor Jesus.
Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? Quais expressões chamaram sua atenção durante a leitura?
“A cena do trecho do evangelho de hoje tem forte conotação simbólica que exprime o significado da morte de Jesus. Segundo Dt 21,22-23, o cadáver de um condenado suspenso na cruz não poderia permanecer assim durante a noite, pois contaminaria a terra santa. Com essa observação é dito o escândalo da cruz de Cristo, ‘loucura para os que se perdem’ (1Cor 1,18). Transpassado pela lança do soldado, do seu lado aberto jorram sangue e água. Para nós, leitores do evangelho, esse fato, baseado numa testemunha ocular, é sinal, isto é, através da fé é desvelado o mistério profundo de Cristo e os seus efeitos para toda a humanidade. Do lado aberto de Jesus Cristo crucificado brotam os sacramentos da Igreja: a eucaristia e o batismo. Através dos sacramentos o Senhor continua presente e atuante na vida do seu povo. O cordeiro pascal imolado e suspenso no madeiro da cruz se oferece ao olhar, isto é, à compreensão profunda do mistério de Cristo em vista da fé, de uma adesão pessoal e incondicional à sua pessoa. Da morte de Jesus Cristo brota a vida para todos” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
“Celebramos a Solenidade do Coração de Jesus. Uma das mais belas expressões das nossas devoções católicas. O Sagrado Coração de Jesus é ‘uma fornalha ardente de amor’. Desse Coração, hoje vazado na cruz, jorraram sangue e água, que prefiguram o Batismo e a Eucaristia. Desse Coração puríssimo recebemos as mais fortes expressões de amor e de cuidado, de misericórdia e de acolhimento. Esse Coração é a nossa escola para a vida: ‘Aprendam de mim que sou manso e humilde de coração’, disse o Mestre Jesus. Desse Coração vem o nosso modelo e a nossa meta. Todos deveríamos ter esse Coração e seus valores impregnados em nossos seres, consciências e atitudes. Senhor, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
Entreguemos ao Coração de Jesus as realidades que vivemos, as necessidades de nossas famílias, as dores e sofrimentos que ferem o coração das pessoas, os idosos, os desempregados…
“Lembrai-vos, ó dulcíssimo Jesus, que nunca se ouviu dizer que alguém, recorrendo com confiança ao vosso Sagrado Coração, implorando a vossa divina assistência e reclamando a vossa infinita misericórdia, fosse por Vós abandonado. Possuído, pois, e animado da mesma confiança, ó Coração Sagrado de Jesus, rei de todos os corações, recorro a Vós e me prostro diante de Vós. Meu Jesus, pelo vosso precioso testemunho de sangue e pelo amor de vosso divino Coração, peço-vos que não desprezeis as minhas súplicas, mas ouvi-as favoravelmente e dignai-vos atender-me. Amém” (Trecho do livro “Orações e devoções para todos os momentos”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)
Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe viver no dia de hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas