Liturgia diária O tempo está próximo , os sinais do tempo

34ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

22 de novembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, teu Filho Jesus é sinal de tua presença no meio da humanidade. Que eu saiba acolhê-lo como manifestação de tua misericórdia, e só nele colocar toda a minha segurança.

PRIMEIRA LEITURA: Ap 14,14-19

Leitura do Livro do Apocalipse de São João – Eu, João, 14na minha visão, vi uma nuvem branca e sentado na nuvem alguém que parecia um “filho de homem”. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e, nas mãos, uma foice afiada. 15Saiu do Templo outro anjo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: “Lança tua foice, e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!” 16E aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice, e a terra foi ceifada. 17Então saiu do templo que está no céu mais um anjo. Também ele tinha nas mãos uma foice afiada. 18E saiu, de junto do altar, outro anjo ainda, aquele que tem o poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para aquele que segurava a foice afiada: “Lança a foice e colhe os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras”. 19E o anjo lançou a foice afiada na terra, e colheu as uvas da videira da terra. Depois, despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 95

          — O Senhor vem julgar nossa terra.
— O Senhor vem julgar nossa terra.

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.

— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

EVANGELHO: Lc 21,5-11

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra o dia de Santa Cecília, uma mulher fiel a Cristo que lutou pela defesa da dignidade feminina. Peçamos a Santa Cecília que interceda por nós e ao Espírito Santo que nos Ilumine, para que também possamos ser testemunho de Jesus Cristo e seu Evangelho. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Admirais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído” (Lc 21,6). Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, identifique seu tema central e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção, pois isso o(a) ajudará a compreendê-lo melhor. Se possível, recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que mensagem lhe transmite? Permita que Jesus fale com você neste momento. Leia o texto novamente e deixe-se tocar por ele, escutando a voz do Mestre.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Oração é buscar vida nova com Cristo. Faça a sua oração em um lugar silencioso, buscando manter também a mente e o coração em silêncio. Dirija-se ao coração do Mestre Jesus Cristo.

Contemplação (Vida e Missão)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Oração é buscar vida nova com Cristo. Faça a sua oração em um lugar silencioso, buscando manter também a mente e o coração em silêncio. Dirija-se ao coração do Mestre Jesus Cristo.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

LEITURA ORANTE

Os dias desta semana são os dias terríveis, os últimos do fim dos tempos no tempo do julgamento. O Templo vai ser destruído. Sua visão é magnífica, mas não ficará pedra sobre pedra. E assim aconteceu no ano 70 da nossa era. Nesses momentos surgem falsos profetas que se apresentam como o Messias. Quantos ao longo da história! Não se deixar enganar por eles. Guerras, revoluções, povo contra povo não significam necessariamente que o fim chegou. Têm aparência de fim do mundo, como a destruição do Templo, mas ainda não é o fim. Jesus fala com expressões apocalípticas referindo-se ainda aos acontecimentos da história da cidade com um aceno ao fim dos tempos. A destruição do Templo e de Jerusalém no ano 70 pelos romanos marcará para sempre a história de Israel e a vida de seu povo. O acontecimento em si foi terrível como terrível foi a perda do ponto de referência de unidade da nação. Restou apenas a Torá, ponto de convergência para todo o povo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas