Liturgia diária Os fariseus pedem um sinal - Mc 8,11-13

6ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

13 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me sensibilidade para reconhecer a messianidade de teu filho Jesus manifestada no bem que ele fez ao povo e no seu modo simples de ser.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 4,1-15.25

Leitura do Livro do Gênesis – 1Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, dizendo: “Gerei um homem com a ajuda do Senhor”. 2E deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas e Caim, agricultor. 3Aconteceu, tempos depois, que Caim ofereceu frutos da terra como sacrifício ao Senhor, 4e Abel ofereceu primogê­nitos do seu rebanho, com sua gordura. O Senhor olhou para Abel e sua oferenda, 5mas para Caim e sua oferenda não olhou.
Caim encheu-se de cólera e seu rosto tornou-se abatido. 6Então o Senhor perguntou a Caim: “Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido? 7É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te. Tu, porém, poderás dominá-lo”.
8Caim disse a seu irmão Abel: “Vamos ao campo”. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o. 9E o Senhor perguntou a Caim: “Onde está o teu irmão Abel?” Ele respondeu: “Não sei. Acaso sou o guarda do meu irmão?” 10O Senhor lhe disse: “Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão está clamando por mim, da terra. 11Agora, pois, serás amaldiçoado pela terra que abriu a boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão! 12Quando tu a cultivares, ela te negará seus frutos. E serás um fugitivo, vagando sobre a terra”.
13Caim disse ao Senhor: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. 14Se, hoje, me expulsas desta terra, devo esconder-me de ti, tornando-me um fugitivo a vaguear sobre a terra; qualquer um que me encontrar me matará”. 15E o Senhor lhe disse: “Não! mas aquele que matar Caim, será punido sete vezes!”
O Senhor pôs, então, um sinal em Caim, para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse. 25Adão conheceu de novo sua mulher. Ela deu à luz um filho, a quem chamou Set, dizendo: “O Senhor deu-me um outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 49

          — Imola a Deus um sacrifício de louvor!
— Imola a Deus um sacrifício de louvor!

— Falou o Senhor Deus, chamou a terra, do sol nascente ao sol poente a convocou. Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos.

— “Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

— Assentado, difamavas teu irmão, e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

EVANGELHO:  Mc 8,11-13

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Queremos sinais do céu. Não queremos sinais da terra. Sinais da terra comprometem. Sinais do céu têm seu encanto e ficam a distância. Quando lhe pedem sinais do céu, Jesus dá um suspiro profundo e se afasta. O sinal está à vista, está sendo dado o tempo todo. Enxergam os que têm olhos para ver. Quem não quer, permanece cego. O mudo que fala, o paralítico que anda, o leproso purificado são sinais da terra. Muitos se admiram e se alegram e falam com o mudo, andam com o paralítico, abraçam o leproso. Outros não se encantam e fazem acusações. Não se alegram com o bem acontecido e atacam o benfeitor. “Ele faz isso com a força de Beelzebu”, dirão. Um terceiro grupo pede sinais do céu. São alienados, não querem compromisso. Não só, não querem concorrentes.
O paralítico que passa a andar, anda comigo no mesmo caminho, ocupando um espaço que era só meu. O mudo que nada dizia pode agora contar tudo o que viu. Sacrário brilhando, imagem chorando, revoada de anjos comprometem menos. Jesus perde um pouco a paciência com a falta de sensibilidade de quem não percebe os sinais que ele está dando e que revelam a misericórdia de Deus para com os menos favorecidos. Alguém pode pedir sinais do céu com sinceridade. Os que discutiam com Jesus não eram sinceros. Queriam apenas provocá-lo. Os sinais de Jesus apontam para a realidade humana, que não diz nada para um coração endurecido. Jesus os deixou. Encerrou o diálogo de surdos e foi para o outro lado do lago.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração com o método da leitura orante e peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que aparecem no texto. O que acontece durante a narrativa? Qual é o tema central do Evangelho?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Neste momento, você é convidado(a) a ler o Evangelho novamente. Deixe-se tocar por ele e fique atento(a) para identificar o que Deus quer dizer a você.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, sem medo, e faça a sua oração. Abra o seu coração e diga a Deus o que deseja, pois Ele é Pai e o(a) ama sem medidas.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra ou versículo você deseja levar para seu dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.