Liturgia diária, Ide, e não leveis nada consigo! - Lc 10,1-12

26ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C

03 de outubro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.

PRIMEIRA LEITURA: Ne 8,1-4a.5-6.7b-12

Leitura do livro de Nemias – Naqueles dias, 1Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. 2O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura. 4O escriba Esdras postou-se num estrado de madeira que haviam construído para a ocasião; a seu lado encontravam-se, à direita, Matatias, Semeías, Anias, Urias, Helcias e Maasias; à esquerda, Fadaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mosolão. 5Esdras abriu o livro à vista do povo todo; ele estava, com efeito, elevado acima da multidão. Quando o escriba abriu o livro, todo o povo levantou-se. 6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus; ao que todo o povo respondeu, levantando as mãos: Amém! Amém! Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor com a face por terra. 7E Josué, Bani, Serebias, Jamin, Acub, Seftai, Odias, Maasias, Celita, Azarias, Josabed, Hanã, Falaías e outros levitas explicavam a lei ao povo, e cada um ficou no seu lugar. 8Liam distintamente no livro da lei de Deus, e explicavam o sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. 9Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas. Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei. 10Neemias disse-lhes: Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força. 11Os levitas acalmavam o povo. Calai-vos, diziam eles, este é um dia santo; não vos aflijais. 12E todo o povo se foi para beber e comer, dar porções aos pobres e entregar-se a grandes alegrias. Porque haviam entendido o sentido das palavras que lhes foram explicadas.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 18

          — Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração.
— Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração.

— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

— Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.

EVANGELHO: Lc 10,1-12

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. 10Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei: 11Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo. 12Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

No caminho para Jerusalém, Jesus envia seus discípulos, dois a dois, para os lugares por onde ele deveria passar. Ao mesmo tempo em que preparam a chegada de Jesus, fazem um exercício missionário. Devem partir confiantes na Providência, contando com a proteção de Deus, sem muitos recursos de ajuda, sabendo que serão como cordeiros no meio de lobos. Pode acontecer que alguém não os queira receber, que sejam rejeitados em alguma cidade. Quem não os receber ou rejeitar prestará um dia contas a Deus de sua atitude para com os discípulos missionários de Jesus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
No Evangelho de hoje, Jesus escolhe e envia discípulos às cidades para que anunciem a paz e promovam a partilha. Para esta missão os discípulos precisam estar despojados da ostentação e abertos à acolhida. Peçamos a Jesus que nos revigore nestas virtudes:
• Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.
• Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
• Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos com vosso amor e a vossa alegria. Amém.

Leitura (Verdade)
A quem Jesus se dirige neste texto? Qual é o seu ensinamento? Quais são as recomendações dadas aos discípulos? Que atitudes são pedidas aos que se colocam no seguimento de Jesus?

Meditação (Caminho)
Qual a proposta de Jesus neste texto de Lucas? Você acolhe a missão confiada por Jesus aos discípulos como missão confiada também a você? Por que Jesus pede o despojamento para o anúncio do Evangelho? O que significa sermos cordeiros no meio de lobos? Como viver esse desafio hoje?
“No Antigo Testamento se acreditava que o mundo era composto de 72 nações. A escolha do mesmo número de discípulos revela a dimensão universal da missão de Jesus. Diferente é a missão destes em relação aos Doze. Eles preparam o caminho para a visita de Jesus. Não se supõe a aceitação plena e mostra a fragilidade dos enviados. É mais seguro ir de dois em dois. Mais do que no passado, a colheita é grande e por isso os seguidores de Jesus não podem ficar desocupados na praça ou rezando em suas casas. Precisamos todos dar mais pelo Reino. Há na Igreja novos trabalhadores, enviados para preparar o caminho. Destaque especial: o leigo, especialmente, a mulher. É a Igreja em saída do Papa Francisco. Sentir-se privilegiado por poder trabalhar pelo Reino” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
“Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos e bendizemos pela vossa comunhão, princípio e fonte da missão. Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz, a testemunhar com esperança um mundo de justiça e diálogo, de honestidade e verdade, sem ódio e sem violência. Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs, seguindo Jesus Cristo rumo ao Reino definitivo. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
O Papa Francisco, falando aos jovens, exorta: “Não sobrevivais com a alma anestesiada, nem olheis o mundo como se fôsseis turistas. Fazei-vos ouvir! Lançai fora os medos que vos paralisam, para não vos tornardes jovens mumificados. Vivei! Entregai-vos ao melhor da vida! Abri as portas da gaiola e saí a voar! Por favor, não vos aposenteis antes do tempo” (Christus Vivit, n. 143). O que essa exortação diz para você?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas