Oração diária, Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo - Jo 20,2-8

Oitava do Natal – Ano Litúrgico B

27 de dezembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Espírito de fé no Ressuscitado, a exemplo do discípulo amado, faze-me professar a fé no Senhor que está vivo e presente em nosso meio, sempre pronto a nos ajudar.

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 1,1-4

Leitura da Primara Carta de São João 1Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida – 2de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –;­ 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 97

          — Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e ben­dizei seu Santo nome!

EVANGELHO:  Jo 2,2-8

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.
6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

A tradição diz que o outro discípulo, ou o discípulo que Jesus amava, era o evangelista São João. Foi por causa do menino recém-nascido que João, o apóstolo, consagrou toda a sua vida a Deus e se tornou um contemplativo das verdades eternas. João, o apóstolo e o teólogo, foi representado pela águia entre os quatro evangelistas, por serem altos os seus voos. Segundo a tradição, ele é o discípulo que viu o túmulo vazio e creu, e nos ensina no seu Evangelho que o importante é ser simplesmente discípulo e crer. A Igreja de São João é uma Igreja muito simples, feita de Mestre e discípulos. É uma comunidade de discípulos unidos ao Mestre e unidos entre si. As funções são apenas serviços de quem segue o Mestre por amor. Pedro recebe o primado porque ama, e com o primado continua sendo discípulo. A última palavra de Jesus no Evangelho de João, dirigida a Pedro, será: “Segue-me!”. É mais difícil ser discípulo do que ocupar cargos, postos de comando, lugares de destaque. O verdadeiro discípulo está muito à vontade onde Jesus está, na manjedoura e na cruz.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Com a Igreja, celebramos hoje a festa de São João, apóstolo e evangelista. Neste início de nossa oração, peçamos sua intercessão para vivermos o seguimento de Jesus com o nosso testemunho de vida.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Que o Espírito Santo nos ensine a viver a graça de seu amor transformador. “Ó divino Espírito Santo, venha sobre nós e transforme o meu coração, o nosso coração, em terra boa, para acolhermos a Palavra que nos dá vida nova. Que assim seja, amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho lentamente, quantas vezes julgar necessário. Considere bem o sentido de cada frase e destaque aquelas que mais chamarem sua atenção. Qual é o tema central do Evangelho?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? A Palavra de Deus é fonte de água viva onde devemos matar a nossa sede. Leia o Evangelho novamente e deixe-se tocar por ele, escutando e meditando o que o Senhor tem a lhe dizer. Deixe que o Senhor o(a) conduza em seu caminho.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, formule preces de súplica, louvor e agradecimento a Deus por seu amor e sua bondade. Diga ao coração do Pai o que deseja o seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual palavra você pretende colocar em prática hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.