Oração diária A quem bate, a porta será aberta

27ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

06 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que a minha oração seja plena de confiança em ti, pois sei que queres dar-me o que tens de melhor, o Espírito Santo.

PRIMEIRA LEITURA:  Gl 3,1-5

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas – 1Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso representado, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? 2Só isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? 3Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo espírito, quererdes terminar pela carne? 4Foi acaso em vão que sofrestes tanto? Se é que foi mesmo em vão!
5Aquele que vos dá generosamente o Espírito e realiza milagres entre vós, faz isso porque praticais a Lei ou porque crestes, através da pregação? – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO Lc 1,69-75

          — Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

— Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos.

— Para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.

— E o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.

EVANGELHO:  Lc 11,5-13

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Persevere corajosamente na oração. Converse com Deus. Seja insistente. O próprio Jesus nos orienta a pedir, a procurar, a bater. Alguma porta vai se abrir, se não porque gostam de nós ao menos para se livrarem de nossa impertinência. Isto ele está dizendo depois de ter ensinado o Pai-Nosso. Deus é bom, é Pai, muito melhor do que nós. Ele nos dará coisas boas. Não, Deus não dá coisas. Ele dará o Espírito Santo, que é o amor na Trindade, e o amor mais forte do que a morte. O amor move e se move. É criativo. Ele foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. É obra do Espírito que as qualidades humanas sejam postas a serviço uns dos outros na busca de soluções para os problemas da vida. Sozinhos podemos pouco. Juntos, com a ajuda de Deus, podemos muito. Os profissionais da saúde pesquisam e descobrem caminho de cura. Os jogadores sãos exercitam-se, desempenham-se bem em conjunto e ganham a partida. O Espírito Santo está por trás de tudo o que se move.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Peçamos que o Espírito Santo venha nos iluminar para compreendermos o Evangelho de hoje e para que o pratiquemos, com o testemunho de nossa vida. “Vinde, Espírito Santo, enchei o nosso coração com o fogo do vosso amor. Amém!”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia-o pausadamente quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos, os personagens, as frases que evidenciam as ações e as falas de cada personagem e seus destinatários. Recorde outros textos bíblicos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste. “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu saberá dar o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” Qual é o tema central do Evangelho de hoje?

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Qual palavra Deus lhe direciona? Que versículo toca o seu coração? Leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar por ele. Este é o momento em que o Senhor fala com você por meio da Palavra. Escute o que Ele lhe diz.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, pois Ele o(a) escuta. Apresente-lhe suas preces e seus louvores.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual palavra sintetiza o que o Senhor o(a) convida a viver neste dia, em sintonia com a sua vontade?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.