Liturgia diária Quem dizem as pessoas que eu sou? - Mc 8,27-33

6ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

16 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, revela-me a verdadeira identidade de Jesus, servo fiel, cuja vida esteve totalmente entregue em tuas mãos. E dá-me a graça de, como ele, ser fiel a ti.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 9,1-13

Leitura do Livro do Gênesis – 1Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 2Vós sereis objeto de medo e terror para todos os animais da terra, todas as aves do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar: eis que os entrego todos em vossas mãos. 3Tudo o que vive e se move vos servirá de alimento. Entrego-vos tudo, como já vos dei os vegetais.
4Contudo, não deveis comer carne com sangue, que é sua vida. 5Da mesma forma, pedirei contas do vosso sangue, que é vida, a qualquer animal. E ao homem pedirei contas da vida do homem, seu irmão. 6Quem derramar sangue humano, por mãos de homem terá seu sangue derramado, porque o homem foi feito à imagem de Deus. 7Quanto a vós, sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e dominai-a”.
8Disse Deus a Noé e a seus filhos: 9“Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca.
11Estabeleço convosco a minha aliança: nenhuma criatura será mais exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”. 12E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras. 13Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 101

          — O Senhor olhou a terra do alto céu.
— O Senhor olhou a terra do alto céu.

— As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.

— Para as futuras gerações se escreve isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.

— Assim também a geração dos vossos servos terá casa e viverá em segurança, e ante vós se firmará sua descendência. Para que cantem o seu nome em Sião e louve ao Senhor Jerusalém, quando os povos e as nações se reunirem e todos os impérios o servirem.

EVANGELHO: Mc 8,27-33

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

“Tu és o Cristo”, o Messias, o Ungido de Deus, disse Pedro a Jesus, no seu entusiasmo de sempre. O que Pedro entende por Cristo? Como imagina o Messias prometido? As palavras que ouvimos e falamos formam imagens em nossa mente, imagens verdadeiras ou falsas. A imagem que os discípulos tinham de Jesus não era totalmente exata. Ao menos não era real. O Cristo que estava diante deles não era bem o que esperavam. Não podiam imaginar um Cristo sofredor e menos ainda morto numa cruz. Pedro chama Jesus de lado e o censura por ter dito que devia sofrer, ser rejeitado, morto, e só depois ressuscitar. Este é o momento da opção. De que lado nós estamos. Nosso pensamento é o pensamento de Deus ou é o dos homens? Não aceitando o Jesus real que estava diante dele, Pedro se juntava aos que fazem o jogo do demônio. “Afasta-te de mim, Satanás”, Jesus lhe diz para adverti-lo de que está do lado errado. Aceite agora o Servo Sofredor, enquanto espera o Cristo glorioso.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Para melhor rezarmos com a Palavra de Deus, criemos, desde já, um ambiente silencioso e nos coloquemos diante de Deus. “Ó Divino Espírito, luz que vem de Deus, acenda em nós a chama do vosso amor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Quem dizem as pessoas que eu sou?” Essa é a pergunta que Jesus faz aos seus discípulos depois de já caminhar com eles. O que Pedro responde? Faça a leitura do texto, destaque os pontos que lhe chamam atenção e busque compreender a mensagem central do Evangelho.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? A meditação nos convida a nos deixarmos tocar pela Palavra, ou seja, tocar pelo que Deus nos fala. Mais uma vez leia o texto, com calma, e medite o versículo que mais o(a) toca. Não deixe que nada o(a) distraia, este momento é seu com a Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Depois de ouvir o que Deus queria dizer-lhe, é a sua vez de também falar com Ele. Vimos que no texto Jesus fala e os discípulos respondem; você também é um discípulo, por isso, reze com o Senhor.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.