Liturgia diária, Quem perder sua vida por causa de mim a encontrará - Mt 10,34 – 11,1
site-de-catequese

15ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

17 de julho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, robustece minha adesão a teu Reino, levando-me a pautar por ele todo meu agir e a atrair para ti quem optou pelo caminho da maldade e do egoísmo.

PRIMEIRA LEITURA: Êx 1,8-14.22

Leitura do Livro do Êxodo –

Naqueles dias, 8surgiu um novo rei no Egito, que não tinha conhecido José, 9e disse a seu povo: “Olhai como o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. 10Vamos agir com prudência em relação a ele, para impedir que continue crescendo e, em caso de guerra, se una aos nossos inimigos, combata contra nós e acabe por sair do país”.
11Estabeleceram inspetores de obras, para que o oprimissem com trabalhos penosos; e foi assim que ele construiu para o Faraó as cidades-entrepostos de Pitom e Ramsés. 12Mas, quanto mais o oprimiam, tanto mais se multiplicava e crescia.
13Obcecados pelo medo dos filhos de Israel, os egípcios impuseram-lhes uma dura escravidão. 14E tornaram-lhes a vida amarga pelo pesado trabalho da preparação do barro e dos tijolos, com toda espécie de trabalhos dos campos e outros serviços que os levavam a fazer à força.
22O Faraó deu esta ordem a todo o seu povo: “Lançai ao rio Nilo todos os meninos hebreus recém-nascidos, mas poupai a vida das meninas”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 123

          Nosso auxílio está no nome do Senhor.
— Nosso auxílio está no nome do Senhor.

— Se o Senhor não estivesse a nosso lado, que o diga Israel neste momento; se o Senhor não estivesse a nosso lado, quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós.

— Então as águas nos teriam submergido, a correnteza nos teria arrastado, e então, por sobre nós teriam passado essas águas sempre mais impetuosas. Bendito seja o Senhor, que não deixou cairmos como presa de seus dentes!

— Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador; o laço arrebentou-se de repente, e assim nós conseguimos libertar-nos. O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

EVANGELHO: Mt 10,34–11,1

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,34“Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.
36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.
42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

O sermão missionário de Jesus se realiza nos jovens que partiram de Portugal para o Brasil e foram todos sacrificados por causa da fé, antes de pisarem estas nossas terras. Inácio de Azevedo tinha estado por aqui como visitador das missões. De retorno a Portugal, recrutou e preparou um grande número de voluntários jesuítas e alguns leigos para o trabalho no Brasil. Durante o percurso, a embarcação de Inácio se distanciou das outras. Os religiosos que estavam com ele tinham entre vinte e trinta anos de idade: um sacerdote, um diácono, catorze irmãos e vinte e três estudantes. O navio foi interceptado pelo calvinista francês Jacques Sourie, que poupou os leigos e degolou os jesuítas, jogando-os no mar. Era o dia 15 de Julho de 1570.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Iniciemos nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a compreender sua Palavra. “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Neste início da nossa leitura orante, leia o Evangelho com muita atenção, destacando os versículos e os verbos que mais se destacam. Em uma segunda leitura, repita em voz alta os termos destacados e procure identificar o tema central do Evangelho. Relembre outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? O que o Senhor lhe diz por meio desta Palavra? Qual palavra ficou gravada com mais força em seu coração? Medite a Palavra lida e permita que ela se misture a sua vida.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que a Palavra suscitou em você? Que tipo de oração deseja fazer ao Senhor? Aproxime-se dele sem medo e faça a sua oração, seja de louvor, gratidão ou pedido de perdão. O Senhor está com você e deseja escutá-lo(a).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que o Senhor o(a) convida a viver?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.