Oração diária Quem será este homem?

25ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

22 de setembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, diversamente dos inimigos de Jesus, quero conhecer a identidade e a missão de teu Filho, pois é por ele que me guiarei para ser fiel a ti.

PRIMEIRA LEITURA: Ecle 1,2-11

Leitura do Livro do Eclesiastes – 2“Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade”. 3Que proveito tira o homem de todo o trabalho com o qual se afadiga debaixo do sol? 4Uma geração passa, outra lhe sucede, enquanto a terra permanece sempre a mesma. 5O sol se levanta, o sol se deita, apressando-se para voltar a seu lugar, donde novamente torna a levantar-se. 6Dirigindo-se para o sul e voltando para o norte, ora para cá, ora para lá, vai soprando o vento, para retomar novamente o seu curso. 7Todos os rios correm para o mar, e contudo o mar não transborda; voltam ao lugar de onde saíram para tornarem a correr. 8Tudo é penoso, difícil para o homem explicar. A vista não se cansa de ver, nem o ouvido se farta de ouvir. 9O que foi será; o que aconteceu, acontecerá: 10não há nada de novo debaixo do sol. Uma coisa da qual se diz: “Eis aqui algo de novo”, também esta já existiu nos séculos que nos precederam. 11Não há memória do que aconteceu no passado, nem também haverá lembrança do que acontecer, entre aqueles que viverão depois. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 89

     — Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
— Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

— Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.

— Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!

— Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.

EVANGELHO: Lc 9,7-9

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Quem é esse homem? Os evangelhos sinóticos falam da preocupação de Herodes Antipas em identificar Jesus. Queria ver Jesus. Por vezes se perguntava se Jesus não seria João ressuscitado. Herodes tinha mandado cortar a cabeça de João. Lucas diz que Herodes procurava ver Jesus. O mesmo Lucas dirá que também Zaqueu, o publicano, procurava ver quem era Jesus. Irmão Manuel Retumba, padre trapista, repetia muitas vezes que queria ver Jesus, e empurrar as margaridas. Referia-se a seu túmulo na terra, seu corpo embaixo e as margaridas na superfície. É como se encontra hoje, vendo Jesus e empurrando margaridas. Querer ver pode ser mera curiosidade como pode ser desejo de êxtase e contemplação.
O desejo do Salmista é contemplar: “Meu coração diz a teu respeito: Procura sua face. É tua face, Senhor, que eu procuro, não me escondas a tua face”. Zaqueu buscava o encontro com alguém. Herodes ficou na curiosidade. Mais adiante Lucas escreve que, vendo Jesus, Herodes ficou muito contente. Há muito queria vê-lo e queria ver um milagre. Pilatos tinha enviado Jesus a Herodes. Jesus, porém, permaneceu em silêncio e Herodes o desprezou, vestiu-o com uma veste brilhante e o devolveu a Pilatos. Seu pai, Herodes Magno, também quis ver Jesus, o menino recém-nascido. Disse aos Magos que desejava ir a Belém para adorar o menino. O desejo é o mesmo. O objetivo, bem diferente.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?” (Lc 9,9). O Evangelho de hoje nos traz a figura de Herodes, “preocupado em identificar Jesus. Por vezes se perguntava se Jesus não seria João ressuscitado”. Faça a leitura do texto várias vezes, destacando os verbos, os personagens e as palavras que mais lhe chamam atenção, e procure identificar seu tema central.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia-o novamente e escute o que o texto tem a lhe dizer, pois a Palavra de Deus se torna vida em nossa vida quando nos deixamos tocar por ela.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Em silêncio, eleve o seu coração ao Pai, por meio da oração. Repasse o texto bíblico, faça a sua oração, apresentando ao Senhor aquilo que você traz em seu coração e as suas necessidades, e coloque-se diante de Jesus, que o(a) escuta e o(a) acolhe.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Neste momento de contemplação, sintetize em uma palavra ou frase tudo o que a oração lhe propiciou viver. Viva o dia de hoje no “ritmo da Palavra”.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Equipe de Redação Paulinas Internet.