Liturgia diária Seguir o Mestre com humildade - Mc 8,34 – 9,1

6ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

17 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, transforma-me num seguidor fiel de Jesus, que saiba carregar a própria cruz e pôr-se no seguimento dele, mesmo devendo suportar humilhação e até a morte.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 11,1-9

Leitura do Livro do Gênesis – 1Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras. 2E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar, e ali se estabeleceram. 3E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo”. Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa. 4E disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos, e não seremos dispersos por toda a face da terra”.
5Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. 6E o Senhor disse: “Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isto é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuserem. 7Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros”. 8E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. 9Por isso, foi chamada Babel, porque foi lá que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo, e de lá dispersou os homens por toda a terra.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 32

          — Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

— O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.

— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.

— Ele contempla do lugar onde reside e vê a todos os que habitam sobre a terra. Ele formou o coração de cada um e por todos os seus atos se interessa.

EVANGELHO:  Mc 8,34–9,1

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.
36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”. 9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Não tenha vergonha do Cristo humilde e despojado! Não se envergonhe de ser seu discípulo! Não busque honrarias à sombra de um Mestre de renome! Quem quiser seguir Jesus, renuncie a si mesmo e tome a sua cruz. Entregue sua vida por causa de Cristo e do Evangelho. O Cristo glorioso virá um dia, virá na glória do seu Pai. Naquele dia, ele se envergonhará de quem hoje se envergonha do seu despojamento. Não se envergonhe de uma Igreja pobre e simples. É a astúcia do demônio que nos faz querer o Cristo glorioso, não para o seu louvor, mas para a glorificação da nossa vaidade. Não busca Jesus Cristo quem busca glória e poder. O Reino de Deus chegará com poder. Agora, o poder do Reino é servir. Passaremos daqui para a glória pela cruz. O Reino de Deus está chegando com poder, o poder da salvação, que é o serviço de Jesus oferecido ao mundo. Jesus fez o primeiro anúncio de sua Paixão. Não é simples entendê-lo, mas os olhos dos discípulos vão se abrindo, como os do cego de Betsaida, até verem a glória oculta na humildade. Adore o Cristo verdadeiro! Não adore a si mesmo!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho e grife os verbos, os personagens e os pontos que mais lhe chamaram atenção. Por que Jesus diz: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder sua vida por causa de mim e do Evangelho a salvará”? Qual é a mensagem do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Atualize a Palavra de Deus em sua vida e deixe-se envolver por ela. Leia novamente o Evangelho e escute o que Jesus diz a você. O que e como Ele pede que você viva?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, formule preces para suplicar, pedir, louvar e agradecer a Deus sua presença em sua vida. Apresente a Ele as realidades que o(a) cercam.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como ela o(a) ajuda a viver seu compromisso de discípulo(a) de Jesus Cristo?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.