Oração diária, São Matias, Apóstolo - Jo 15,9-17

4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico C

14 de maio de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, agradecido(a) por ter sido escolhido(a) e enviado(a) por ti, prometo entregar-me totalmente à missão que me confiaste.

PRIMEIRA LEITURA: At 1,15-17.20-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos –

15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’
21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição.” 23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”. 26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 113(112)

        — O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?

— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo.

EVANGELHO: Jo 15,9-17

       – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me es­colhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

A passagem do Evangelho que proclamamos hoje na festa do Apóstolo São Matias é lida também nos dias 23 e 24 de maio. São Matias faz parte dos amigos de Jesus. Por amor aceitou a escolha do seu nome feita pelos apóstolos para a substituição de Judas, e por amor entregou sua vida à morte por causa de Cristo e do seu Evangelho. São Matias, como os demais apóstolos, saiu pelo mundo para anunciar o Evangelho de Jesus. Dizem que evangelizou a cidade de Treves, na Alemanha, onde está uma parte de suas relíquias. A outra parte está na basílica de Santa Maria Maior. As relíquias foram transladadas de Jerusalém para Roma por Santa Helena. Segundo a tradição, São Matias morreu apedrejado em Jerusalém. Tudo o que ele fez foi por amor e o amor não se perde, porque Deus é amor. Ter sido apedrejado foi uma vitória do amor, que é mais forte do que a morte.

LEITURA ORANTE


A fonte do amor é o Pai. O Pai ama criando, gerando a vida, entregando o próprio Filho. É com esse mesmo amor que o Filho, a verdadeira videira, amado pelo Pai, nos ama.
Memória litúrgica de São Matias, Apóstolo. São Matias ocupou o lugar de Judas Iscariotes, completando o grupo dos Doze apóstolos. A Palavra hoje nos convida a permanecer no amor de Jesus, para que nele produzamos frutos e vivamos a alegria verdadeira.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o Evangelho de hoje? Faça uma leitura e observe os verbos presentes no texto. Destaque também as palavras que mais se repetem. Por que Jesus insiste para que permaneçamos no seu amor? Quando Jesus nos considera seus amigos? Qual é o fruto que o Senhor espera de nós?
“A fonte do amor é o Pai. O Pai ama criando, gerando a vida, entregando o próprio Filho. É com esse mesmo amor que o Filho, a verdadeira videira, amado pelo Pai, nos ama. Uma das características do discípulo é que ele é aquele que permanece no e com o seu Senhor. Permanecer é estar arraigado, profundamente unido, a tal ponto de poder viver o mesmo dinamismo do amor. O amor não é uma ideia; ele engaja a pessoa amada e a que ama num compromisso profundo. O amor é entendido como o caminho da verdadeira felicidade. Esta é a finalidade de todo o discurso: ‘Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa’. Mas não nos esqueçamos de que esta alegria é alegria de Cristo, portanto, um dom” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Como você vive o convite de Jesus: “Permanecei no meu amor”? Quando a sua vida se torna doação e manifestação de amor às pessoas? O amor de Jesus é o modelo para o seu amor para com o próximo? Em sua vida, o amor fraterno torna-se sinal do seu seguimento de Jesus?
“O que significa ‘permanecer no amor’? É simples: para um cristão, seguidor de Jesus, discípulo missionário, nenhuma atitude, gesto ou palavra deve estar fora do contexto do amor. Sem amor, nosso testemunho é vazio e hipócrita. ‘Sem amor, eu nada seria’, disse Paulo. Portanto, o amor não é um ‘lugar’ de passagem em nossas vidas. Não tenho escolha entre amar ou não amar. Se sou cristão, já fiz a minha opção radical pelo amor, que deve ser a minha identidade. O mundo saberá que somos de Cristo se nos amarmos uns aos outros. Fazer do amor o critério das nossas relações é obedecer ao mandato do Senhor Jesus, que finaliza o Evangelho dizendo: ‘O que eu vos mando é que vos ameis…’. Amar é possível!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e experienciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Contemplação (Vida e Missão)
Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas