Oração diária, Solenidade Santa Maria, Mãe de Deus - Lc 2,16-21

Solenidade Santa Maria, Mãe de Deus – Ano Litúrgico B

01 de janeiro de 2018

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me a luz do teu Espírito, para que, como Maria, eu possa compreender o desígnio de amor que tens para mim, e ser-lhe fiel.

PRIMEIRA LEITURA: Nm 6,22-27

Leitura do livro dos Números

22O Senhor falou a Moisés, dizendo: 23“Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 24‘O Senhor te abençoe e te guarde! 25O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! 26O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’
27Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 67

          — Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.
— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.

— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,/ e sua face resplandeça sobre nós!/ Que na terra se conheça o seu caminho/ e a sua salvação por entre os povos.

— Exulte de alegria a terra inteira,/ pois julgais o universo com justiça;/ os povos governais com retidão,/ e guiais, em toda a terra, as nações.

— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,/ que todas as nações vos glorifiquem!/ Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,/ e o respeitem os confins de toda a terra!

SEGUNDA LEITURA: Gl 4,4-7

Leitura da Carta de São paulo aos Galátas

Irmãos: 4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei,
5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva.
6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá — ó Pai!
7Assim, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

EVANGELHO: Lc 2,16-21

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura.
17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino.
18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam.
19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.
20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito.
21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Neste primeiro dia do ano civil acontece um encontro que pode marcar todos os demais encontros ao longo deste ano. Os pastores foram depressa a Belém e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura. Junte-se aos pastores! Vamos com eles a Belém. Onde fica Belém? Lá na Judeia? No Pará? É um bairro de São Paulo? Belém é onde está a manjedoura com o Menino. Manjedoura é um recipiente para a comida dos animais. E é aí que o Menino está deitado? Não tem cama, berço, rede? Quem é esse Menino, quem é Maria, quem é José? Este, de quem hoje falamos, é Jesus, o Salvador do mundo, o que veio por amor e veio porque quis. É o Senhor do céu e da terra, que para não assustar ninguém se esconde no capim da manjedoura. E lá está Maria, a mãe do Menino que nela foi gerado e é carne de sua carne, sangue de seu sangue. Foi do Espírito Santo que ela concebeu, por isso é bendita entre as mulheres e bendito é o fruto de seu ventre. Nós a chamamos de Mãe de Deus. José, o justo, aceitou a missão de cuidar desta Sagrada Família e de formar na mente do Menino a imagem de um pai.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste primeiro dia do ano, recordamos Santa Maria, Mãe de Deus, e celebramos o Dia Mundial da Paz. Peçamos ao Senhor, nosso Deus, que nos abençoe e nos acompanhe durante todo esse novo ano.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ajuda-me a reconhecer e querer a vontade de Deus, assim como Maria. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Em um lugar silencioso, leia o Evangelho, quantas vezes julgar necessário, identifique os personagens presentes na narrativa e destaque as frases que mais chamaram sua atenção. Quem encontrou Maria, José e o recém-nascido? Qual é o ensinamento presente no texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia mais uma vez o Evangelho, com bastante calma, e permita que a Palavra entre em sua mente e seu coração. Faça a sua meditação, abrindo espaço para que a Palavra faça morada em sua vida. Escute o que o Senhor quer lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e abra-o ao Senhor. Faça sua oração apresentando-lhe suas intenções e as intenções das pessoas que lhe pediram orações. Apresente também ao Senhor os seus propósitos para este novo ano que se inicia.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Sintetize em uma palavra o que você deseja viver hoje.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.