Liturgia diária, Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! - Jo 1,45-51

20ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

24 de agosto de 2017

ORAÇÃO DO DIA

texto

PRIMEIRA LEITURA: Ap 21,9-14

Leitura do Apocalipse de São João – 9Um anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 144

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos Santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens, e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração!

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

EVANGELHO: Jo 1,45-51

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Natanael chama-se também Bartolomeu. Era um homem seguro, conhecia a Bíblia. Sua segurança, porém, era falsa, e ele a perdeu quando se deu conta de que Jesus o conhecia mais do que ele pensava. Professou então a fé, dizendo: “Meu Senhor e meu Deus”. Sabia, pelo profeta Miqueias, que o Messias viria de Belém da Judeia, e não de Nazaré. Por isso, num primeiro momento, rejeitou Jesus até com um pouco de desprezo: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?”. Jesus se aproxima dele com gentileza, mas Natanael, ainda agressivo, quer saber de onde Jesus o conhece. Vem então a surpresa e a falsa segurança dá lugar à profissão de fé. Jesus abre-lhe ainda os horizontes, prometendo-lhe ver coisas ainda maiores. A noite de São Bartolomeu ficou conhecida na história da guerra das religiões pelo massacre das lideranças do partido dos calvinistas, chamados de huguenotes, organizado pela Casa real francesa em 1572.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje festejamos São Bartolomeu, homem da pequena cidade de Caná, onde Jesus transformou a água em vinho. Hoje se comemora também o dia da infância. Peçamos a São Bartolomeu que interceda a Deus por todas as crianças e também por nós, para que nos conscientizemos mais de nossa responsabilidade por elas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas.” Faça a leitura do Evangelho, destaque os elementos que mais lhe chamaram atenção e identifique a relação estabelecida entre os personagens. Qual é o desejo de Deus que o evangelista nos transmite por meio da narrativa? Qual apelo o texto nos faz?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que caminho o Evangelho de hoje lhe aponta? O que você escutou do Senhor por meio do texto bíblico? Medite a Palavra de Deus e deixe que ela se torne vida em sua vida. Releia o texto, caso sinta necessidade.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração, cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese do Evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.