Liturgia diária Vosso coração continua endurecido? - Mc 8,14-21

6ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

14 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, reforça minha fé na tua providência paterna que se manifestou de tantos modos em minha vida, e livra-me de colocar minha esperança nas coisas deste mundo.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 6,5-8; 7,1-5.10

Leitura do Livro do Gênesis – 6,5O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra, e como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal. 6Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem na terra e ficou com o coração muito magoado, 7e disse: “Vou exterminar da face da terra o homem que criei; e com ele, os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!”
8Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. 7,1O Senhor disse a Noé: “Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração. 2De todos os animais puros toma sete casais, machos e fêmeas, e dos animais impuros, um casal, macho e fêmea. 3Também das aves do céu tomarás sete casais, machos e fêmeas, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra. 4Pois, dentro de sete dias, farei chover sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres vivos que fiz”.
5Noé fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 10E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 28

          — Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

— Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com o santo ornamento!

— Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.

— Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!

EVANGELHO:  Mc 8,14-21

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lem­brais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”
Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes. O fermento colocado na massa faz com que a massa sofra um processo de transformação. Fariseus e herodianos exerciam influência sobre a população pela posição que ocupavam. Sua influência agia como o fermento. São Mateus explica que o fermento é o que ensinam. O ensino se transmite com palavras e com atitudes. Os profetas faziam gestos simbólicos sem dizer nada. O gesto transmitia a mensagem. É preciso ser atento ao que ensinam, à religião que pregam, à imagem de Deus que transmitem. Jesus se impacienta com a lentidão de seus discípulos em perceberem tudo o que está acontecendo. Falta-lhes espírito crítico. Continuam presos ao pão que comeram e que lhes será dado por acréscimo, como na multiplicação dos pães. A leitura atenta do Evangelho nos faz perceber que, aquele que viu o Pai e dele saiu, tem uma visão um pouco diferente do que Deus espera do seu povo. Jesus tem critérios próprios de análise da realidade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra o dia de São Cirilo e São Metódio, que foram enviados em missão aos povos eslavos, no século IX, traduziram a Bíblia e celebraram a liturgia na língua eslava. Peçamos a esses santos que intercedam junto a Deus por nossa vida e missão cristã. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó Espírito Santo, vem e renova em nós todos os dons, para que assim compreendamos a vossa Palavra. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Atenção! Cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.” Por que Jesus chama atenção para o fermento dos fariseus e de Herodes? Leia o texto bíblico quantas vezes julgar necessário, preste bastante atenção a todos os seus elementos e destaque os personagens e os verbos que aparecem durante a narrativa. Essa atenção o(a) ajudará na compreensão do texto, pois é preciso estar atento(a) aos ensinamentos de Jesus para compreendê-los.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, retome o Evangelho, leia-o com muita atenção e deixe-se tocar por ele. Permita que Deus fale com você por meio do texto, pois a sua Palavra é Palavra de vida.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Tocado(a) pela Palavra, eleve sua oração a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Apresente a Ele o seu pedido, suas intenções e as intenções dos irmãos que sofrem. Reze ao Senhor sem medo, pois Ele é amor e misericórdia.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude nova você deseja assumir hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.