Oração diária, Vou para o Pai - Jo 16,23b-28

6ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

12 de maio de 2018

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me um coração que saiba reconhecer e agradecer tudo quanto teu Filho fez para salvar a humanidade pecadora. E que seja ele o meu eterno intercessor junto de ti.

PRIMEIRA LEITURA: At 18,23-28

Leitura dos Atos dos Apóstolos –

23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era um homem eloquente, versado nas Escrituras.
25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.
27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 47(46)

           O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.

— Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!

EVANGELHO:  Jo 16,23b-28

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus conversa com os seus de forma íntima e amiga, uma conversa de despedida, porque ele vai para o Pai. Já ouvimos o que se espera de nós, o tipo de gente que devemos ser, servidores de todos, que ocupam o último lugar; já ouvimos falar de perseguições e sofrimentos. Hoje ouvimos de Jesus: “Vocês até agora nunca pediram nada a meu Pai em meu nome. Peçam e vão receber, e a alegria de vocês será completa”. Peçam o que quiserem em nome de Jesus, “por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho”. “Vocês me amaram e acreditaram que eu saí do Pai, por isso o Pai ama vocês”. Nem será preciso que Jesus interceda por nós. Essa é agora a nossa condição. Jesus fala do Pai de uma maneira tão pessoal que nos anima a rezar o Pai-Nosso. Foi Jesus quem nos ensinou a chamar a Deus de Pai. Enviou Maria Madalena para dizer aos irmãos: “Subo a meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus”. Gostaríamos de entender mais e de compreender melhor. Podemos, porém, admirar, contemplar extasiados as maravilhas de Deus em Jesus Cristo, até o dia em que deixaremos o mundo e iremos ao Pai, repetindo com Paulo: “Meu desejo é partir e estar com Cristo, pois isso me é muito melhor”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
O Evangelho de hoje renova em nós a confiança no Senhor. Ele está perto de todo aquele que o invoca e de coração dirige a Ele o seu pedido. É Jesus mesmo quem nos garante: “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará”.
Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? Como o Evangelho de hoje nos apresenta a relação de Jesus com o Pai? Por que Jesus nos orienta a pedir ao Pai em seu nome? Como você entende as palavras de Jesus: “Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai”?
“É como discípulo de Jesus que se deve pedir ao Pai. É este o significado do v. 23: ‘… se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará’. A luz da ressurreição inaugura o tempo da ‘palavra aberta’, isto é, o tempo em que as palavras de Jesus adquirem sentido e compreensão, e revelam o Pai (cf. v. 25). No tempo de sua vida terrestre, para muitos suas palavras eram enigmáticas. Com sua ressurreição, suas palavras ganham luz e ganham transparência. A palavra clara, sem figuras (cf. v. 25), é esta: ‘Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai’ (v. 28)” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Quais palavras do Evangelho tocaram seu coração? Qual convite Jesus lhe faz por meio da sua Palavra? Como você acolhe a afirmação de Jesus: “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará”? Você confia que o Senhor atende as suas orações? Confia na providência de Deus?

Oração (Vida)
O que a Palavra o(a) leva a dizer a Deus? Qual pedido você hoje dirige ao Pai? Quem você recorda, neste dia, em sua oração? Silencie seu coração por alguns instantes e entregue ao Senhor tudo o que você está vivendo. Recorde, neste momento, as palavras de Jesus: “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará”.

Contemplação (Vida e Missão)
A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas