Liturgia diária Quem crê no Filho tem a vida eterna

3ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico C

13 de abril de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, transforma-me em discípulo autêntico de teu Filho Jesus, de modo que a tua vontade seja o centro de minha existência, e eu experimente, já na Terra, a vida eterna.

PRIMEIRA LEITURA:  At 8,1b-8

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 1bNaquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria.
2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.
7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 65

  — Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras”!

— Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens”!

— O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!

EVANGELHO: Jo 6,35-40

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Eu sou o pão da vida. Há um caminho a ser percorrido em busca desse Pão. Quem o busca vai até Cristo, desloca-se, sai à procura. “Levanta-te, minha amada, formosa minha, vem a mim”, assim ressoa o canto de amor no Livro dos Cânticos. Meu amado é meu e eu sou dele. Esta é a experiência interior de Santa Teresa d’Ávila na glosa que faz: Já toda me dei a ti, e de tal sorte hei mudado, que o Amado é para mim e eu sou para o meu Amado. Ele não lança fora quem dele se aproxima. No Sermão do Pão há um chamado para a união mística, que a espiritualidade hebraica chama de “colagem”, da qual resulta o ânimo estável e no qual se pode ligar o pensamento a Deus, sem que se perceba até mesmo a picada dos insultos. A união íntima e a conformidade das vontades faz com que já não seja eu quem vive e eu me perca em Deus.
O coração irrequieto repousa em Deus. “Já não quero outro amor, a meu Deus já me hei dado, que o Amado é para mim e eu sou para o meu Amado.” O povo de Deus é convidado a amar o Senhor Deus, a andar em todos os seus caminhos e a “aderir” a ele, dizem as Escrituras. Esta adesão é a colagem feita aqui nesta terra e não desfeita na passagem para o mundo futuro.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Oração, momento de encontro com Deus por meio de sua Palavra de vida. Que bom fazer uma pausa na correria do dia a dia para escutar a Deus e também falar com Ele.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Reze a oração ao Espírito Santo: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra”.

Leitura (Verdade)
Jesus tem a missão de não perder nenhum daqueles que Deus lhe confiou, mas, como vemos no texto, nem sempre as pessoas aceitam ser acompanhadas por Jesus Cristo e receber seus cuidados. Leia pausadamente o texto, grife os verbos e as palavras que mais se destacam e procure perceber qual é o seu tema central. “Esta é a vontade do meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,39).

Meditação (Caminho)
Qual é a palavra ou versículo que mais o(a) tocou? Não esqueça que este é o momento em que, por meio de sua Palavra, Deus fala com você. Esteja atento(a) ao que o Senhor lhe diz, pois Ele está lhe indicando o caminho por onde quer que você ande.

Oração (Vida)
Na meditação da Palavra, Deus fala com você; na oração, você fala com Deus. Sim, esta é a sua oportunidade de levar a Deus tudo o que se passa com você, bem como as necessidades e as intenções de seu coração. Mas não se esqueça de que devemos rezar também pelo povo de Deus e suas realidades.

Contemplação (Vida e Missão)
Contemple a Palavra Deus que está em seu coração. Qual novo olhar nasceu em você, a partir do Evangelho? Guarde tudo o que a Palavra fez você sentir e viva-a no decorrer do dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.