Liturgia diária Sagrado Coração de Jesus - Lc 15,3-7

Sagrado Coração de Jesus, Solenidade – Ano Litúrgico C

28 de junho de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Espírito de comiseração pelos pecadores, leva-me a buscar quem vive transviado pelo pecado e pelo egoísmo, e a manifestar-lhes a grandeza do amor do coração de Jesus.

PRIMEIRA LEITURA: Ez 34,11-16

Leitura da Profecia de Ezequiel – 11Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que forem dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 13Vou retirar minhas ovelhas do meio dos povos e recolhê-las do meio dos paises para as conduzir à sua terra. Vou apascentar as ovelhas sobre os montes de Israel, nos vales dos riachos e em todas as regiões habitáveis do país. 14Vou apascentá-las em boas pastagens e nos altos montes de Israel estará o seu abrigo, e pastarão em férteis pastagens sobre os montes de Israel. 15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar – oráculo do Senhor Deus. 16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-la conforme o direito”. 

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 22(23)

— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

SEGUNDA LEITURA: Ez 34,11-16

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 5bO amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado. 6Com efeito, quanto éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. 9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 11Ainda mais: Nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

EVANGELHO: 

        – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 3Jesus contou-lhes esta parábola: 4”Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: `Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!`7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Doze promessas foram tiradas das revelações do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria. Pode ser útil meditá-las. “Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida. Estabelecerei a paz nas suas famílias. Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração. Hei de consolá-los em todas as dificuldades. Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte. Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos. Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas. As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição. Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados. Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado nem sem receberem os sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Que a escuta e a meditação da Palavra tornem o nosso coração semelhante ao coração do Senhor Jesus.
Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? Quais expressões mais chamaram sua atenção durante a leitura?
“A festa do Coração de Jesus é a festa da bondade. Jesus é a revelação do mistério mais íntimo e profundo de Deus. Ninguém jamais viu a Deus. Jesus veio e o revelou. No ícone da Trindade de Rublev, o Pai e o Espírito Santo vestem uma túnica azul, cor da divindade. O manto externo de Jesus é de cor azul, e não a túnica, que é de um vermelho escuro, porque Jesus revela e exterioriza a divindade. Jesus é a bondade e a misericórdia, por isso nos referimos a ele falando do seu coração. Coração, na linguagem humana, é sinônimo de tudo o que é bom, sobretudo afetivo. Moisés pediu um dia para ver a Deus, e ouviu como resposta: ‘Não poderás ver a minha face, porque o homem não pode me ver e continuar vivendo, mas farei passar diante de ti toda a minha beleza’. ‘Toda a minha beleza’, a palavra usada na língua hebraica tem a ver com bondade, o que há de melhor em Deus. Esta é a sua beleza. Quando o Senhor passa, Moisés exclama: ‘Deus de compaixão e de piedade, lento para a cólera e cheio de amor e de fidelidade; que guarda o seu amor a milhares, tolera a falta, a transgressão e o pecado’. Com dificuldade de aceitar a extrema bondade de Deus, o redator deuteronomista, como bom observador, acrescentou: ‘Sim, mas ele também castiga’” (Celso Pedro da Silva, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Qual mensagem o Senhor lhe comunica?
“Já se disse que Deus não tem memória, ele é só coração. Quando Jesus contou esta parábola, tinha diante de si uma plateia dividida. De um lado, os que viam nele a possibilidade de refazer a vida; do outro, o grupo dos autossuficientes e orgulhosos que não conseguiam aceitar a atitude daquele profeta que acolhia os pecadores e até os visitava em suas casas, na mesa da refeição. E Jesus conta aos dois grupos as mesmas parábolas da misericórdia. Uns choram agradecidos, outros murmuram contra. Deus faz tudo do seu jeito. E seu jeito é ser infinito também na misericórdia. Ser misericordioso não é um atributo de Deus. Ele é a Misericórdia. E nos ensina a perdoar setenta vezes sete vezes” (Frei Aldo Colombo, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
Entreguemos ao Coração de Jesus as realidades que vivemos, as necessidades de nossas famílias, as dores e sofrimentos que ferem o coração das pessoas, os idosos, os desempregados…
“Jesus, divino Mestre, eu louvo e agradeço o vosso Coração porque entregastes vossa vida por mim. O vosso sangue, as vossas chagas, os flagelos, os espinhos, a cruz e a cabeça inclinada me dizem ao coração: ‘Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seu amigo’. O Pastor morreu para dar a vida às suas ovelhas. Eu também quero dar minha vida por Vós! Que sempre e em tudo possais dispor de mim, para vossa maior glória. E que eu possa dizer sempre: ‘Seja feita a vossa vontade’. Que em meu coração cresça, cada vez mais, o amor por Vós e pelo próximo. Jesus, manso e humilde de coração, tornai o meu coração semelhante ao vosso. Amém” (Orações da Família Paulina).

2016/06/03.jpg(Vida e Missão)
Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe viver hoje?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]