Oração diária As irmãs Maria e Marta

27ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

04 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta desta palavra.

PRIMEIRA LEITURA: Gl 1,13-24

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas – Irmãos, 13certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. 15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 16se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 17nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo. 21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22Ainda não era pessoalmente conhecido das Igrejas da Judeia que estão em Cristo. 23Apenas tinham ouvido dizer que “aquele que, antes, nos perseguia, está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir”. 24E glorificavam a Deus por minha causa. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 127

   — Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.

— Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!

— Até o mais íntimo, Senhor me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis; quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.

EVANGELHO:  Lc 10,38-42

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Marta, Maria e Marta Maria, se as duas se derem as mãos. Acolhida, atenção, escuta. Jesus para na casa de Marta. Seria a casa da família de Lázaro em Betânia, supomos. Jesus é muito bem acolhido pelas duas irmãs que se completam. Maria faz sala para Jesus. Senta-se com ele e o escuta. Maria prepara uma refeição até com alguns pratos. Tudo ia muito bem até que Marta se sentiu picada. Uma pontinha de ciúme. A irmã sentada ouvia Jesus. Um pequeno incômodo por não estar sendo ajudada. – O trabalho sobrou todo para mim. Nem era muito, nem precisa preparar muita coisa. Jesus põe fim à questão com uma frase incisiva: – Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada. A acolhida foi feita e muito benfeita. Marta e Maria merecem elogios e imitação. A pequena desavença vem bem a calhar entre seres humanos, mesmo na presença de Jesus. Maria ouve, não só por atenção e educação. Admira e contempla. No caminho da contemplação, andar juntos com Cristo como irmãos, livrar-se humildemente do que atrapalha, tanto aquela que se agita quanto aquela que se senta, estar a sós com aquele que nos ama e com ele falar da amizade, é o ponto de chegada. A melhor parte que ninguém deve perder.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje a Igreja celebra a festa de São Francisco de Assis, um grande evangelizador da Igreja. Peçamos a intercessão de São Francisco para que possamos assumir o Evangelho de Jesus Cristo com radicalidade, assim como ele assumiu. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje nos mostra Jesus visitando Marta e Maria. Faça a leitura do texto bíblico, grife as expressões que mais lhe chamaram atenção e recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste. O que diz o Evangelho? Qual sua mensagem central? O que Jesus diz no texto?

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Qual caminho Jesus lhe mostra, por meio do Evangelho? Há alguma expressão ou palavra que você sente ter sido dirigida a você? Se você ainda não se sentiu tocado(a), leia o texto novamente e deixe-se tocar pela Palavra de Deus.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja expressar ao Senhor? Faça a sua oração contando-lhe tudo o que se passa em sua mente e em seu coração. Apresente-lhe também as intenções de seus irmãos e irmãs e as necessidades do povo de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você assume neste dia, para viver segundo a Palavra de Deus?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]