Oração diária, São Matias, Apóstolo - Jo 15,9-17

5ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

14 de maio de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, agradecido(a) por ter sido escolhido(a) e enviado(a) por ti, prometo entregar-me totalmente à missão que me confiaste.

PRIMEIRA LEITURA: At 1,15-17.20-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos –

15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’
21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição.” 23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”. 26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 113(112)

         — O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?

— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo.

EVANGELHO: Jo 15,9-17

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me es­colhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Com a saída de Judas Iscariotes do grupo dos Doze, era preciso completar o número dos apóstolos. Cento e vinte irmãos e irmãs se reuniram em Jerusalém. Evitaram partidos e jogos de interesse. Pedro, porém, estabeleceu um critério: “Um homem que esteve conosco durante todo o tempo que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, desde o batismo de João até ao dia em que do meio de nós foi elevado ao céu, que se torne conosco testemunha da sua ressurreição”. Preenchida essa condição, qualquer um podia se apresentar. Apresentaram-se José Barsabás e Matias. Evitando também aqui critérios puramente humanos de escolha, decidiram rezar e sortear, deixando a sorte por conta do Espírito. Assim Matias foi agregado aos Onze apóstolos. O importante para toda a comunidade dos cristãos era o testemunho que Matias podia dar da ressurreição de Jesus. No mais, ele entrava na estrutura do colégio dos apóstolos, sem deixar de ser discípulo. A alegria que deve ter brotado do seu coração naquele momento não vinha de um cargo de poder, mas da certeza de continuar permanecendo no amor de Cristo. Segundo a tradição, Matias evangelizou a Capadócia, na atual Turquia, e a Etiópia, na África, morrendo mártir por apedrejamento em Jerusalém. Santa Helena, mãe do imperador Constantino, fez o translado das relíquias de São Matias para Roma. Mais tarde, uma parte das relíquias foi levada para Tréveris, na Alemanha, que tem São Matias como padroeiro.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós e nos fortaleça na disposição para seguirmos o seu exemplo.

Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)
Como você entende o amor do Pai por Jesus? O que Jesus quer dizer quando afirma: “Para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”? Quando somos considerados amigos de Jesus?

“A alegria não é considerada uma virtude, mesmo assim aparece seguidamente na Bíblia. Ela figura mais vezes do que a palavra “paz”. A alegria carrega sobre si a ambiguidade. Existem diferentes tipos de alegria, muitas vezes incompletas e perecíveis. E, por isso, Jesus fala da alegria completa. Essa alegria pode estar ao lado do sofrimento e da fragilidade. São Francisco é o santo da alegria, embora sua vida tenha sido marcada pelas dificuldades. Ele via Deus como horizonte de sua vida. O Papa Francisco insiste na contagiante alegria que vem do Evangelho. A Sexta-Feira Santa é apenas um dia, e a manhã pascal é alegria definitiva. O Pai ama Jesus e Jesus nos ama da mesma maneira. Esta a razão última da alegria.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que significa amar a ponto de dar a vida? Como eu compreendo o convite de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”? Em que fonte bebo a alegria de viver?

Oração (Vida)
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. Repetir esse mantra durante o dia: “Confio em Jesus alegria de minha vida”.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia do 6º. Domingo da Páscoa – A.Clique aqui

[apss_share]