Oração diária Como um grão de mostarda, é o Reino de Deus

30ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

25 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Senhor, faze de mim instrumento de teu Reino para que ele chegue a todas as pessoas, sem exceção, mormente os pobres e marginalizados.

PRIMEIRA LEITURA: Ef 5,21-33

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 21vós, que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; e nós membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 127

          — Felizes todos os que respeitam o Senhor!
— Felizes todos os que respeitam o Senhor!

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

EVANGELHO:  Lc 13,18-21

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Nem sempre percebemos, mas ele se desenvolve e aparece. É assim o Reino de Deus. Não se sabe bem onde está, e quando supõe trabalho, como o de semear, parece sem futuro. No entanto, a semente pequenina que morre na terra, brota e se desenvolve até à produção das flores e dos frutos. De repente é uma árvore que abriga ninhos e pássaros. Como chegou a isso. Chegou, e isso basta. Minha parte foi semear e oferecer os cuidados que qualquer plantinha requer. Veja a hortelã. Sem água murcha logo, com um pouco de água recobra vida rapidamente. Ela mesma não pode providenciar a água. Se não chove, alguém de boa vontade precisa regá-la. O que acontece com o fermento colocado na massa de farinha? Proporcionalmente o fermento é pouco e a farinha muita. O fermento desaparece, só a massa é vista, e sempre mais vista porque vai crescendo, graças ao fermento que não se vê. Fermento na massa, fermento bom, que fermenta. Não é essa uma boa comparação para os discípulos de Jesus no meio do mundo? Eles não são do mundo, mas estão no mundo e protegidos do mal. Presença silenciosa e gratuita, meios pobres, nenhuma pretensão, último lugar, eficácia de Deus. Simplesmente estar junto na admiração da mais bela obra de Deus que é o ser humano. Fermento na massa no coração do mundo. Assim é o Reino e assim são os discípulos do Reino.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos o dia de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, por isso, peçamos sua intercessão, para que, como ele, possamos viver servindo ao Senhor por meio de nossa missão cristã. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó Divino Espírito Santo, iluminai com vossa luz nossa mente e coração, para que melhor compreendamos a Palavra. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? O Evangelho de hoje vem nos falar do Reino de Deus. De acordo com o texto, com que se assemelha o Reino de Deus? Faça a leitura do Evangelho e procure compreender o que Jesus está dizendo. Que convite a parábola de hoje nos faz? Qual é a mensagem central do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Releia a parábola do Evangelho de hoje e deixe-se tocar por ela. O que Jesus lhe transmite por meio do texto? Que palavra Deus dirige a você?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja expressar ao Senhor? Aproxime-se dele e conte-lhe o que deseja. Não tenha receio, pois Deus está com você e o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você vive neste momento? Silencie sua mente e coração e reflita sobre o que a Palavra deixou em você, transformando-a em uma atitude a ser vivida durante o dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]